Defesa Civil emite alerta de novas chuvas nas montanhas capixabas para o fim de semana

Publicado em 10/01/2025 às 17:25

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-01-10 à(s) 17.09.41_a061dd89

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

As fortes chuvas continuam provocando estragos em diversas regiões do Espírito Santo, com alagamentos, deslizamentos e a elevação do nível dos rios nesta sexta-feira (10). Municípios das regiões norte, sul e serrana enfrentam os impactos, enquanto a Defesa Civil mantém alerta para novas precipitações de chuvas nos próximos dias.

Nas montanhas capixabas, o Braço Sul do rio Jucu transbordou, afetando o município de Marechal Floriano. Já o Braço Norte do rio Jucu também alagou diversas regiões de Domingos Martins, como como Melgacinho, Ponto Alto e Melgaço. Alagamentos também foram registrados em áreas próximas, complicando o deslocamento e a rotina dos moradores. Os níveis dos rios na região continuam ao nível de alerta alto e ruas estão alagadas em Marechal Floriano.

O cenário na região do Caparaó é igualmente preocupante. Com rios que alimentam bacias hidrográficas importantes, como Itabapoana, Itapemirim e Doce, a força das águas tem causado inundações em áreas urbanas e rurais. Já no norte do estado, o município de Linhares lida com ruas alagadas e a expectativa de uma possível elevação do rio Doce, impulsionada pelas chuvas nas cabeceiras dos rios Manhuaçu e Guandu, em Minas Gerais.

Na região sul, cidades como Cachoeiro de Itapemirim enfrentam deslizamentos de terra e alagamentos em áreas mais baixas. A água que desce de municípios vizinhos, como Iúna e Alegre, agrava ainda mais a situação. Outras localidades da bacia do rio Muqui, como Mimoso do Sul e Muqui, também relatam dificuldades.

Previsão para os próximos dias

A Defesa Civil estadual emitiu um novo boletim meteorológico nesta sexta-feira (10) que a tendência é de chuvas contínuas na maioria do estado ao longo do dia. Nesta sexta-feira, as regiões norte e central devem registrar acumulados significativos de chuva, podendo variar entre 50 e 90 mm, com possibilidade de até 110 mm em pontos isolados.

Nas áreas serranas, a previsão é de precipitações entre 10 e 30 mm, com risco de eventos isolados, de até 50 mm. Domingos Martins e Marechal Floriano devem registar uma média de 12 mm ao longo do dia

Já sábado (11) a intensidade das chuvas diminui, especialmente na faixa leste do estado, onde a probabilidade de precipitação é baixa. No entanto, no oeste do Espírito Santo, áreas como a Região Serrana e Caparaó podem registrar acumulados de até 20 mm.

Com o solo já saturado pela quantidade de água recebida nos últimos dias, o risco de novos alagamentos e deslizamentos permanece alto. Autoridades orientam a população a evitar áreas próximas a encostas e rios, além de se manter atenta aos alertas meteorológicos e da Defesa Civil.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral