Declaração do Imposto de Renda 2025 termina nesta sexta-feira; veja o que fazer se perder o prazo

Publicado em 30/05/2025 às 14:15

Compartilhe

mca_abr_21031913348

Foto: Arte/Agência Brasil

O prazo para entregar a Declaração do Imposto de Renda 2025 termina nesta sexta-feira (30), às 23h59, e muitos contribuintes ainda têm dúvidas sobre as consequências de não enviar o documento a tempo.

Segundo a professora de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Natalia de Fátima, o primeiro impacto é financeiro:

“A Receita Federal aplica multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do valor do imposto devido. Além disso, há a cobrança de juros sobre o valor”, explica.

Diante disso, especialistas recomendam que quem perder o prazo envie a declaração o quanto antes. Após o envio em atraso, será gerada uma Darf (Documento de Arrecadação) para pagamento da multa.

De acordo com José Carlos Fonseca, auditor-fiscal da Receita Federal, o CPF do contribuinte também pode sofrer sanções:

“Se estiver obrigado a declarar e não o fizer, o CPF pode ser classificado como ‘pendente de regularização’ ou ‘omisso’. Isso pode impedir a obtenção de financiamentos, emissão de passaporte e participação em programas sociais do governo”, alerta.

Mesmo incompleta, entregue

Se você sabe que não conseguirá reunir todos os documentos até o fim do prazo, a orientação é entregar a declaração com os dados disponíveis. Assim, evita-se a multa por atraso. Depois, é possível retificar a declaração com as informações corretas.

Como corrigir erros na declaração

Caso o contribuinte identifique algum erro após o envio da declaração, é possível enviar uma declaração retificadora sem qualquer multa.

O professor Hugo Dias Amaro, da PUC-PR, orienta:

“Abra o programa da Receita Federal, selecione ‘Declaração Retificadora’ e insira o número do recibo da declaração anterior. Faça as alterações necessárias e envie”.

Se a retificação for feita dentro do prazo, a nova versão substitui automaticamente a anterior. Após o dia 30, o sistema mantém ambas para análise e verifica se há respaldo para as alterações, como destaca Paulo Pêgas, do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ).

O professor Deypson Carvalho, da UDF, faz um alerta:

“Se a retificação for enviada depois do prazo, não será possível mudar a forma de tributação escolhida na declaração original, mesmo que a outra opção seja mais vantajosa”.

Acompanhamento após a entrega

Após enviar a declaração, o contribuinte deve monitorar seu processamento no site da Receita, por meio do e-CAC, com login no gov.br (níveis Ouro ou Prata).

“Esse acompanhamento permite identificar se a declaração caiu na malha fina e corrigi-la antes de qualquer ação da Receita”, explica o professor Deypson.

O professor David Daniel, da Faculdade Anhanguera, lembra da importância de guardar os documentos utilizados por, no mínimo, cinco anos.

“Se houver imposto a pagar, fique atento aos prazos para evitar juros e multas. O valor pode ser quitado à vista ou parcelado”, afirma.

Quem tiver direito à restituição pode acompanhar o cronograma de pagamento pelo portal e-CAC ou pelo aplicativo da Receita Federal. Os valores são corrigidos pela taxa Selic até o depósito.

Fonte: Edgard Matsuki – Repórter da Radioagência Nacional

Veja também

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana

IMG_2956-1

Temporada de Abertura do Cais das Artes recebe Vanessa da Mata e coloca o Espírito Santo no mapa artístico do Brasil

cacau-freepik

Faes alerta para riscos fitossanitários e concorrência desigual na importação de cacau

20260130075900__N6A0460.jpg

Governo do Estado conclui embarques do Programa de Intercâmbio Estudantil 2025

capa_50121_MarceloSantosLucasSCosta

Assembleia tem papel essencial na estabilidade do Estado em ano eleitoral