Decisão judicial obriga sindicato retirar faixas contra a Prefeitura de Marechal Floriano

Publicado em 16/08/2025 às 15:07

Compartilhe

protesto mf

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

O Poder Judiciário de Marechal Floriano determinou, em uma decisão proferida ontem (15), que o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marechal Floriano (SINDSMAF) retire, no prazo de 24 horas, todas as faixas e banners que acusam a Prefeitura de não pagar corretamente o piso salarial dos professores. O descumprimento da decisão pode acarretar multa diária de R$ 500,00.

A ação civil pública foi ajuizada com pedido de liminar pela Prefeitura de Marechal Floriano contra o sindicato, que alega que “as mensagens veiculadas nas escolas e em outros espaços públicos disseminavam informações falsas, prejudicando a imagem institucional e incitando a possibilidade de greve”.

De acordo com o pedido feito pela Prefeitura, o sindicato estaria veiculando “fake news” em repartições públicas e também mensagens em aplicativos de celular acusando o município de descumprir a lei do piso nacional.

No entanto, a gestão afirma que vem cumprindo as obrigações previstas na Lei Federal nº 11.738/2008, na Portaria MEC nº 77/2025 e no Decreto Municipal nº 12.541/2025. No processo, foram anexadas planilhas de pagamento referentes aos meses de janeiro a julho de 2025, apontando que os salários dos professores estariam sendo regularizados sempre que necessário.

Apesar da decisão, a disputa entre o município e o sindicato se arrasta desde o início do ano, quando surgiram os primeiros questionamentos sobre o cálculo do piso. A medida judicial provisória ainda pode ser revista ao longo do processo, caso o SINDSMAF apresente recurso

A equipe do portal Montanhas Capixabas entrou em contato com a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Marechal Floriano (SINDSMAF), Gelcilene Loiola, para ouvir a versão da entidade sobre a decisão judicial. A presidente informou que, por enquanto, não irá se pronunciar oficialmente e que só pretende dar uma resposta pública após novas movimentações no processo.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral