De penitenciária ao interior do Estado, Imagem Peregrina de Nossa Senhora da Penha percorre o Espírito Santo na Festa da Penha 2026
Publicado em 23/12/2025 às 08:54
Foto: Danilo Luca
A devoção a Nossa Senhora da Penha, que atravessa gerações, também se expressa em uma tradição já consolidada da Festa da Penha: a Penha Peregrina. Durante o período festivo, a Imagem Peregrina da padroeira do Espírito Santo percorrerá cidades da Grande Vitória e outros municípios capixabas, levando fé, acolhimento e esperança a pessoas e comunidades que, por diferentes motivos, não conseguem participar presencialmente das celebrações no Convento da Penha. A iniciativa integra a programação da Festa da Penha 2026, considerada a terceira maior celebração mariana do Brasil, que será realizada de 5 a 13 de abril, com expressiva participação popular ao longo de nove dias de intensa programação religiosa e cultural.
A Festa da Penha 2026 reunirá fiéis em momentos de oração, emoção, pedidos e agradecimentos. Os festejos incluem mais de 40 missas e 14 romarias, além de apresentações religiosas e atividades culturais, culminando no tradicional Dia da Padroeira, que encerra oficialmente a celebração.
A Penha Peregrina vem para aproximar a padroeira do cotidiano das pessoas, visitando espaços marcados por diferentes realidades sociais, espirituais e humanas. A proposta é levar a mensagem de esperança, solidariedade e paz a pessoas e comunidades diversas, reforçando o caráter inclusivo da Festa da Penha.
A programação da Penha Peregrina tem início no dia 6 de abril (segunda-feira), às 9h, no 2º Dia do Oitavário, com o tema “Com a Virgem da Penha, junto aos irmãos que vivem em situação de rua”, na Paróquia Bom Pastor, em Campo Grande, Cariacica. No dia seguinte, 7 de abril (terça-feira), também às 9h, a imagem segue para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Alfredo Chaves, com reflexão voltada aos irmãos que vivem em áreas predominantemente rurais.
No dia 8 de abril (quarta-feira), a Penha Peregrina chega à Capelania Militar, no Quartel da Polícia Militar, às 11h30, com o tema “Com a Virgem da Penha, junto aos irmãos que cuidam da ordem social e da paz”, seguida de missa ao meio-dia. Na quinta-feira, 9 de abril, às 9h, a imagem visita a Paróquia Santa Rita, no bairro Santa Rita, em Vila Velha, levando a mensagem “junto aos irmãos que anseiam pela paz e pela concórdia”.
A programação continua no dia 10 de abril (sexta-feira), às 9h, quando a Penha Peregrina chega à Unidade Penitenciária Estadual de Vila Velha VI (PEVV VI), no Xuri, com o tema “Com a Virgem da Penha, junto aos irmãos que vivem encarcerados”. A visita reforça o compromisso da Festa da Penha com a dignidade humana e com a presença da Igreja junto às pessoas em situação de maior vulnerabilidade.
Para o guardião e reitor do Convento da Penha, Frei Gabriel Dellandrea, a Penha Peregrina traduz, na prática, o espírito missionário e acolhedor da celebração. “Ao percorrer diferentes territórios e realidades, a Penha Peregrina reafirma o espírito da Festa da Penha: uma celebração que vai além do Convento e se faz presente no encontro com o povo, fortalecendo laços de fé, esperança e solidariedade em todo o Espírito Santo”, explica.
Programação e tema
A Festa da Penha 2026 apresenta o tema “Fazei de nós instrumentos da paz”, inspirado na espiritualidade franciscana e no legado de São Francisco de Assis, cuja Páscoa completa 800 anos. A proposta convida os devotos a abraçarem uma postura ativa de reconciliação, diálogo e serviço, em um tempo marcado por tantas divisões e violências. Para Frei Gabriel, o tema mantém viva a memória espiritual do Santuário, reconhecido como Castelo da Paz desde 1640, quando a intercessão de Nossa Senhora da Penha teria protegido o local da invasão holandesa. Reforçar a paz como missão é um chamado profundamente cristão, destaca o frade, ao expressar o desejo de que cada devoto se reconheça como instrumento de esperança em sua comunidade.
A programação conta com mais de 40 missas e 14 romarias que expressam a dimensão peregrina da festa. As celebrações serão dedicadas às dioceses do Estado, às pastorais sociais, aos jovens, às famílias, aos casais, aos adolescentes e às pessoas com deficiência. A programação cultural traz dois grandes shows confirmados: Eliana Ribeiro se apresenta no dia 12 de abril, em um momento dedicado às Mães que Oram pelos Filhos, e Thiago Brado encerra a festa no dia 13, após a Missa de Encerramento, no Dia da Padroeira. O já tradicional “Toda Terça Tem Terço” também está confirmado.
Serão 14 romarias, expressando a diversidade da devoção mariana entre diferentes grupos e movimentos. Entre elas estão a Romaria dos Homens, a Romaria das Mulheres, a Romaria dos Militares, a Romaria das Pessoas com Deficiência, a Romaria dos Adolescentes, a Romaria Marítima, a Moto Romaria, além das romarias conduzidas pelas dioceses de São Mateus, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. Também estão previstas as romarias dos ciclistas de Vitória e de Vila Velha, bem como a Romaria dos Conguistas. Cada peregrinação possui horário, ponto de partida e dinâmica próprios, compondo um mosaico de fé e participação popular que se estende por vários dias e diferentes regiões da Grande Vitória.
Cada dia do Oitavário da Festa da Penha 2026 traz um tema específico inspirado na oração de São Francisco de Assis, percorrendo dimensões essenciais da vida cristã, como esperança, alegria, fé, verdade, união, amor, luz e perdão
Fonte: LR Comunicação