Das suas casas, observadores de aves fazem concurso e registram quase 200 espécies
Publicado em 10/04/2020 às 12:00
As restrições e novas rotinas adotadas devido o combate ao novo coronavírus (Covid-19) têm exigido mudanças e criatividade. Foi assim que os membros da Associação Martinense de Observadores de Aves (Amoaves), de Domingos Martins, decidiram, de dentro de suas residências, focar o olhar na diversidade que estava ao alcance dos olhos.
Diante da necessidade de continuar os trabalhos de observação e criar uma distração nesse período de distanciamento, foi que os observadores inovaram, como explica o presidente da Amoaves, Roberto de Oliveira Silva. “Precisávamos fazer algo para distrair nossos associados nesses tempos de reclusão social por conta da pandemia do Covid-19 e pensamos, porque não observarmos o que no momento está ao nosso alcance, a nossa volta”, explicou o presidente.

Leodério Velten
Assim, foi elaborado um regulamento que trouxe uma motivação extra à brincadeira que já é o hobby rotineiro do grupo. Também foi estabelecido um critério de pontuação por espécie registrada de acordo com a incidência no município de cada participante tendo como referência o site do Wiki aves.

Amanda Gerhardt
“A adesão foi excelente e nós fizemos no final de semana passado com a participação de vários associados e mais alguns convidados”, comemorou Roberto. A iniciativa reuniu 10 associados da Amoaves e convidados do município de Domingos Martins, Viana, Vitória e Vila Velha. Nesses quatro municípios, foram registradas 193 espécies de pássaros.

Tércio Melo
Das janelas, varandas, terraços e quintais, os observadores produziram registros fotográficos, sonoros, visuais e auditivos. O grupo conseguiu um feito inédito: o primeiro registro da espécie Guaracava de crista branca, no município de Viana.

Roberto de OIiveria Silva
“Nos momentos de dificuldades que estamos passando tivemos a cada clique um novo sorriso e a cada sorriso um novo clique. E assim um momento de união e esperança, aguardando com fé que momentos melhores virão!”, disse Leodério Velten, um dos participantes.
Quatro observadores conquistaram as três primeiras posições do concurso. Também foi pontuada a maior quantidade de registros sonoros (canto da ave), visuais (em que não se consegue a foto, mas se identifica a espécie pelo canto ou pela identificação visual) e ainda de registro novo para o município (que no jargão da observação de aves é “LIFER”).
A iniciativa foi tão bem sucedida que uma nova edição vai ocorrer ainda neste mês. “O sucesso foi tanto que faremos uma nova etapa no final de semana de 18 e 19 de abril. Estamos recebendo pedidos de participação de outros observadores de vários municípios”, completou Roberto.
Veja o resultado:
1º lugar: Leodério Velten
2º lugar: Amanda Gerhardt
3º Lugar: Tércio Melo e Roberto de OIiveria Silva
Espécies mais importantes registradas:
Surucuá de barriga amarela, tucano de bico preto, pica pau anão barrado, pica-pau de cabeça amarela, socozinho, saí verde, andorinhão do temporal, andorinhão de sobre cinzento, inhambuguaçu, saracura do mato, beija flor rajado, beija flor roxo, atobá grande, papa taoca do sul, araçari de bico branco e urubuzinho.