Curso de cirurgia por vídeo inédito no Estado é oferecido no hospital de Domingos Martins

Publicado em 23/12/2016 às 17:06

Compartilhe

Médicos e estudantes de medicina participaram de um treinamento que utilizou equipamentos inéditos no Estado. A primeira etapa do Curso de Introdução à Cirurgia Videolaparoscópica foi realizada no Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), em Campinho, sede de Domingos Martins.

treinamento no hospital 3O primeiro módulo do treinamento ocorreu no último sábado (17), sob a coordenação do cirurgião José Rogério Mendes Gloria. Na ocasião, os profissionais e estudantes tiveram o primeiro contato com os aparelhos que permitem realizar cirurgias por meio de vídeo.

O curso é patrocinado pela Angiosuture e pela americana MSH, localizada na Florida (EUA), sem ônus para os participantes. O diretor clínico do hospital, Carlos Roberto Guerra Freitas, comentou que esse treinamento é de grande importância para a formação dos estudantes de medicina.

“Além de dois médicos, temos 17 estudantes da UVV, que é parceira do nosso hospital, participando do curso. O objetivo é estimular esses alunos que queiram seguir o ramo de cirurgia. Com essa técnica o tempo de internação é reduzido, assim como o risco de infecção. A cirurgia por vídeo é uma tendência para o futuro. Queremos qualificar esse campo para que possamos aproveitar esses profissionais capacitados”, destacou Guerra.

treinamento no hospital 1O médico José Rogério Mendes Glória, especialista em cirurgia do aparelho digestivo e cirurgia bariátrica, que coordenou o primeiro treinamento, informou que a intenção é promover o conhecimento da especialidade de cirurgia videolaparoscópica aos alunos que estão em fase de formação.

“Quando esses estudantes chegarem ao mercado de trabalho, a curva de aprendizagem, onde pode ocorrer algum erro, diminui bastante, pois eles vão aprender aqui. Nesse primeiro módulo eles estão tendo contato com a pinça de vídeo. A dificuldade é muito grande nesse primeiro contato”, explicou.

Segundo ele, no próximo módulo serão realizadas pequenas cirurgias. No último módulo os estudantes farão cirurgias em animais, para por em prática o que aprenderam. No total, serão 50 horas de curso, entre aulas práticas e teóricas.

“Essa turma que está participando desse curso sempre estará à frente na profissão, pois eles estão aprendendo antes de entrar no mercado de trabalho. Esse é o mesmo curso que ensinamos nos Estados Unidos. Alguns materiais que eles estão tendo contato hoje são inéditos no Estado. Essa é a cirurgia do futuro, devido aos inúmeros benefícios com relações a outras técnicas tradicionais”, enfatizou.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro