ARTE

Arte, Crônicas e Poesia

Crônica: Quais suas prioridades?

Publicado em 17/04/2024 às 15:19

Compartilhe

arte-e-cronica

O mundo tem muitos sons, inúmeras vozes clamam por atenção. Difícil distinguir o real do imaginário, obviamente, de confusão em confusão vamos adiante na vida. Por mais que não saiba onde ir, algum destino sempre tem…

A vida moderna exige que estejamos em constante conexão e informação, existe um valor nisso e quem não está é descartado assim como antigamente fazíamos com o jornal do dia anterior. Recentemente estive no interior do Estado, na cidade que passei minha infância, nesse lugar foi nítido essa ruptura. As memórias de diálogos e piadas trocadas por conversas permeadas por aparelhos celulares, nesse anteparo diziam para seus seguidores que estavam com saudades de mim. Eles não perceberam a contradição da fala e da ação.

A prioridade passou a ser a relação com o seguidor, mas o interlocutor que está diante dos seus olhos é mero espectador de uma realidade totalmente distinta. Diálogo com muitos pais que reclamam que os filhos se fecharam em uma redoma e por seu turno os filhos no mundo virtual falam que ninguém os compreende e que sofrem pela falta de interação com seus pares. No tangente aos relacionamentos afetivos, a contradição tem uma dose de dissimulação ainda maior, a publicidade excessiva de sorrisos parece ser uma cortina de fumaça, como se acreditasse que uma mentira postada mil vezes fosse virar verdade.

Obviamente que são muitas as razões de quem o faz e porque o faz, indubitavelmente a principal está no fato de ninguém ser visto como um fracassado, um perdedor, isso em qualquer área da vida, seja profissional ou pessoal.Temendo ser visto assim, a mentira é o caminho e as redes sociais é sua ferramenta mais usual.

Ouvia muito do meu avô que em dias de sol ninguém procurava vendedor de guarda-chuva e ao cair da tempestade encontravatodos desprevenidos, alertava que calmaria trazia consigo a ausência de previdência. De forma muito objetiva ensinou algo que hodiernamente é pouco percebido. O automatismo diário em que vivemos é pernicioso,profundamente ilusório, cremos que estaremos amanhã fazendo o mesmo que hoje, seguros e protegidos na nossa bolha egoística, ávidos por prazer e gozo.

Infelizmente a consciência vem nas tempestades, momentos esses que não temos qualquer tipo de controle, em cima do leito hospitalar, prostrado, irrelevante os compromissos do amanhã,desimportante o saldo bancário… Sentir a vida esvaindo retira imediatamente a venda dos olhos.

Diante do inexorável, a vida passa diante dos seus olhos como um todo, mas não como em um filme e sim como fotos, em que cada foto vamos tendo mais consciência do que tínhamos como prioridade e nossos atos para alcançar esses desejos. Como se cada foto fosse uma   peça do quebra-cabeça que forma a imagem do que fomos na vida.

Por fim, no fim, não há mentiras que possam esconder quem de fato somos e o que fomos.

Este espaço é dedicado a todos os escritores, fotógrafos, pintores, escultores e artistas da região das montanhas capixabas.
Caso tenha vc tenha interesse em publicar seu trabalho aqui, favor enviar seu material, com o assunto “Coluna Arte nas Montanhas”, para: [email protected]

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro

Últimos artigos de Arte, Crônicas e Poesia