Crianças plantam árvores para recuperar nascente que deságua no Rio Jucu

Publicado em 14/12/2019 às 13:16

Compartilhe

Pequenos pomeranos de Alto Tijuco Preto, em Domingos Martins, se divertiram com uma ação do Projeto Uruçu Capixaba. Na manhã de ontem (13), meninos e meninas de 4 aos 11 anos assistiram atentamente a uma palestra do engenheiro florestal Guilherme Diniz, que falou sobre a importância das abelhas e do trabalho de polinização que elas fazem, auxiliando na preservação e manutenção da mata local.

Através do processo de conscientização e plantio de mudas ao redor de uma nascente, as crianças aprenderam a conservar o meio ambiente e cuidar melhor do futuro da terra que se dedicam. A nascente que recebeu o plantio das árvores passa pelo terreno de uma professora, e faz parte dos canais que abastecem o Rio Jucu, responsável por pelo menos 25% do abastecimento de todo o Espírito Santo.

“Na minha casa, a minha mãe põe fogo nas abelhas, mas ensinaram hoje que não pode, porque as abelhas são do bem”, contou a pequena Ana Paula Knack Schnder, de 6 anos. A garotinha também plantou mudas de árvores no terreno da professora Vanice Borghardt, que fica ao lado da escola. O terreno também é usado pelas crianças ara a elas fazerem educação física, recreio e brincarem nos fins de semana.

Criancas plantam arvores para recuperar nascente que desagua no Rio Jucu 02Todas as crianças da região, além de estudarem, também ajudam os pais na lavoura e se sentem orgulhosas das atividades do campo, onde plantam morango, café, milho, tomate, pimenta, repolho e, agora, aprenderam sobre a importância de reflorestar as áreas de nascentes.

Uruçu Capixaba

O projeto Uruçu Capixaba é realizado no Espírito Santo pelo Instituto Brasileiro do Mar (Ibramar). O projeto atua com a restauração ecológica de 30 hectares e a educação ambiental, visando à valoração dos serviços ecossistêmicos no desempenho de florestas plantadas e fixação do carbono. Além disso, contribui para a proteção e redução do risco de extinção da Melipona capixaba, espécie de abelha sem ferrão, endêmica da região e de grande importância para polinização.

O projeto já plantou aproximadamente 8.000 mudas de espécies nativas e ameaçadas de extinção da Mata Atlântica, repovoamento da abelha Uruçu Capixaba, também ameaçada de extinção e vem atuando em diferentes ações de educação ambiental junto às escolas e comunidade rural do município de Domingos Martins.

Veja também

Gengibre

Produtor capixaba de gengibre exporta diretamente para empresa neerlandesa

Unas Eleição

Secont acompanha teste de integridade das urnas eletrônicas nas eleições municipais

Idaf e Incaper

Governo do Estado realiza cerimônia de posse de novos servidores do Idaf e Incaper

Esporte

Seleção Brasileira feminina é convocada para amistoso contra a Colômbia, no Kleber Andrade

Agricultura (café)

Cafés sustentáveis do Espírito Santo ganham visibilidade internacional

Algodão

Conheça características da produção de algodão no Brasil

polícia federal 2

Polícia Federal divulga balanço da Operação Eleições 2024

Libano

Polícia Federal realiza procedimentos migratórios de 229 passageiros vindos do Líbano