CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Publicado em 25/02/2024 às 11:22

Compartilhe

CRAS-DM

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Domingos Martins (SECMADS) está intensificando a realização de ações de atualização e revisão cadastral nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pedra Azul, Sede e Ponto Alto nos meses de fevereiro e março.

O Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) desempenha um papel crucial na formulação de políticas públicas em âmbito nacional, estadual e municipal. Mais do que uma simples base de dados para famílias de baixa renda, cadastro é um instrumento que identifica e caracteriza famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

O sistema permite fornecer uma compreensão detalhada da realidade socioeconômica dessas famílias, abrangendo informações sobre o núcleo familiar, características do domicílio, formas de acesso a serviços públicos essenciais e dados individuais de cada membro familiar.

O CRAS informou que a iniciativa de atualização cadastral irá aprimorar as informações fornecidas pelas famílias durante a entrevista, corrigindo possíveis inconsistências na composição familiar, renda ou vínculo empregatício. Isto contribui para a precisão das informações no Cadastro Único, garantindo uma base de dados confiável.

A revisão cadastral é direcionada às famílias com cadastros desatualizados há mais de dois anos. Com as informações atualizadas, as famílias de baixa renda, as quais são o público-alvo dos programas sociais, podem ter prioridade no acesso a esses benefícios.

Quem precisa atualizar?

Famílias inscritas no Cadastro Único que participam de programas e serviços mencionados anteriormente, que possuem cadastros desatualizados por 24 meses ou mais. Isso inclui também as famílias unipessoais, compostas por apenas um integrante. Mudanças de endereço, número de telefone e alterações na composição familiar, como nascimento, falecimento, casamento e adoção, exigem pronta comunicação ao setor do Cadastro Único.

O CRAS da Sede (na antiga LBA) opera das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a quinta-feira. Já o CRAS Ponto Alto atende das 9h às 12h e das 13h às 15h30, especificamente às quintas-feiras. O CRAS de Pedra Azul, localizado ao lado do depósito do Supermercado Canal, está disponível das 8h às 12h e das 13h às 16h, atendendo à comunidade nas segundas e sextas-feiras.

Em caso de dúvidas acerca da localização desses postos de atendimento, entre em contato com a coordenação do Cadastro Único nos números: 27 3268-3451 e 27 996269642.

Veja também

politica-17-04-ft-Lula-Marques-Agencia-Brasil

Senado aprova PEC das drogas e texto vai para Câmara dos Deputados

cultura-17-04-gov-es

Festa da resistência dos povos indígenas tem início nesta sexta-feira em Aracruz

geral-17-04-ft-div-gov-es

Bandes promove leilão do Fundap nesta quarta-feira (17) em Vitória

saude-16-04-ft-div-gov-es

Ciatox realiza mais de 10 mil atendimentos em um ano no Espírito Santo

geral-16-04-ft-gv-es

Escola de Cachoeiro de Itapemirim inicia projetos com robótica educacional

brasil-16-04-freepik

Professores universitários estão mobilizados no Rio para definir greve

geral-16-04-pmmf

Pavimentação de estradas avança em Marechal Floriano

geral-16-04-freepik-2

Começou o prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem