Corte de árvores próximas de rede elétrica gera polêmica em Domingos Martins
Publicado em 12/04/2020 às 14:08
Moradores do bairro Jefferson de Aguiar, na Sede de Domingos Martins, enviaram fotos e relatos referentes a cortes de árvores, que estariam com galhos próximos de fios de eletricidade. Entretanto, os moradores questionaram sobre a forma com que a equipe da concessionária elétrica EDP estaria executando o serviço.
“Pelo menos uma vez ao ano é feita a poda das árvores, mas o que estão fazendo é um tremendo assassinato de nossas árvores da Rua da Paz. Estão cortando os galhos sem nenhum critério. Cortam as árvores apenas de um lado, sem preocupação e cuidados necessários com a vegetação e estética. Será que não deveria ter a presença de funcionários da Prefeitura para que fosse feito um corte padronizado e, ao mesmo tempo, recolhendo os galhos da rua?”, questiona um morador, que pediu para não ser identificado.
A assessoria de imprensa da EDP informou que a poda de árvores é de responsabilidade das prefeituras. Entretanto, quando os galhos se aproximam da rede elétrica e podem interferir no funcionamento do sistema, oferecendo risco à população ou causando falta de energia, equipes da EDP realizam o trabalho.
“No referido caso, foi necessária a poda, pois a árvore, por estar em contato com a fiação da rede elétrica, apresentava risco de choque e poderia ocasionar o rompimento dos cabos da rede. A EDP esclarece ainda que em todas as podas de árvores que realiza, os galhos são recolhidos no local. A empresa tem como uma de suas vertentes realizar manutenção preventiva da rede elétrica, percorrendo o sistema nos 70 municípios capixabas em que atua, afim de reduzir impactos no fornecimento de energia e, também, para garantir a segurança da população”, informou a nota da EDP.
O secretário de Meio Ambiente de Domingos Martins, Daniel Wruck, informou que a EDP possui um convênio com o Instituto de Defesa Agropecuário e Florestal (Idaf), que permite esse tipo corte de árvores que estejam próximos da rede elétrica, sem a necessidade de licenciamento.
A assessoria de imprensa do Idaf confirmou que há um convênio com a EDP, que prevê a supressão de vegetação para manutenção e limpeza das faixas de segurança e servidão das instalações já existentes. Entretanto, o Idaf também reafirma a informação da EDP, de que cabe às prefeituras a poda em área urbana de árvores próximas dos fios de energia. A assessoria do Idaf informou, ainda, que técnicos do órgão farão a verificação da forma em que foram cortadas as árvores no bairro Jefferson de Aguiar.
A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Domingos Martins, por meio da assessoria de imprensa, confirmou, por meio de nota compete à Prefeitura a manutenção e poda de árvores nas áreas públicas e que o serviço é realizado rotineiramente em todo o município.
“Contudo, devido a grande demanda e extensão territorial do município, a Prefeitura Municipal de Domingos Martins solicita, quando necessário, que a equipe da EDP faça a poda, principalmente quando acontece de galhos de árvores estarem próximos à rede elétrica. Vale informar que a EDP também tem autonomia de realizar os serviços sem que sejam demandados assim que identifiquem risco! Neste caso, nada impede de que a Prefeitura realize o restante da poda para embelezamento e equilíbrio das árvores”, informou a nota.