Corredeira de águas no Bairro Poço Fundo evita enchente em Marechal Floriano
Publicado em 08/03/2020 às 14:09
Mais uma vez o nível das águas do Rio Jucu, no local apelidado pela população por Poço Fundo, no Bairro Delimar Schunk, em Marechal Floriano, provocado pela quebra de pedras no leito do manancial evitou uma nova enchente nesta cidade. A remoção da pedreira intensificou a passagem das águas dos temporais.
Anteriormente as águas das fortes tempestades reduziam a vazão ao atingirem essa localidade distante pouco mais de um quilômetro da sede de Marechal Floriano e as águas ficavam represadas. Prevaleceu a remoção das pedras para encerrar a preocupação dos moradores de Marechal Floriano com cheias.
Para o comerciante de Marechal Floriano, Luiz Vargas, as águas que caíram nos últimos dias foram amedrontadoras, mas as enchentes não provocaram tragédias semelhantes às outras cidades devido a destruição e retirada anterior das verdadeiras barragens de impedimento da passagem de água. “O Poço Fundo teve uma vazão importante nesse processo e salvou vidas”.
O biólogo Oberdan Pereira, afirmou que não houve prejuízos para a natureza e sim segurança para a população de Marechal Floriano, que nos últimos dias enfrentou temporais poucas vezes vistos na região, cujas águas não invadiram a cidade em sua totalidade. “Caso houvesse ainda as pedras que funcionavam como uma barreira as águas teriam chegado à antiga estação ferroviária com certeza”, disse.
A doméstica Ermelinda Littig, que reside às proximidades do Poço Fundo, ressalta que jamais teria convivido com situações de alto índice pluviométrico com nos últimos dias. “Ontem choveu durante todo o dia e as águas não invadiram quintais e nem as ruas graças à desobstrução do Braço Sul”.