Cooperativismo é homenageado em evento na Bolsa de Valores do Brasil

Publicado em 05/08/2025 às 09:45

Compartilhe

99

Foto: Freepik

O cooperativismo brasileiro vai ocupar um dos palcos mais simbólicos do mercado financeiro nacional. Na próxima sexta-feira (08), o Sistema OCB realiza, em parceria com a B3 – a bolsa do Brasil, o evento SomosCoop + B3. Trata-se de uma celebração do Ano Internacional das Cooperativas. O evento reunirá lideranças do setor, representantes de órgãos reguladores, especialistas do mercado e convidados internacionais.

A iniciativa faz parte das ações comemorativas pelo Ano Internacional das Cooperativas, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2025. O objetivo é dar visibilidade ao modelo cooperativista como caminho viável, sustentável e inclusivo para enfrentar os desafios sociais e econômicos do mundo atual.

Anúncio

“Queremos mostrar à sociedade, aos reguladores e ao mercado de capitais que o cooperativismo é moderno, competitivo e essencial para o desenvolvimento sustentável do país. Esse evento é uma grande oportunidade de diálogo e conexão”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

PROGRAMAÇÃO – A agenda do evento inclui o tradicional toque da campainha da B3, que marca a abertura simbólica do mercado que, para essa oportunidade, será em celebração ao Ano Internacional do Cooperativismo. As lideranças da OCB, B3 e Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) farão a abertura institucional.

O evento contará ainda com uma palestra magna conduzida pelo economista José Roberto Mendonça de Barros, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, que abordará os principais desafios e oportunidades para o Brasil diante do atual cenário econômico.

Anúncio

Na sequência, uma mesa-redonda reunirá representantes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), B3, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e do cooperativismo, que irão debater os rumos do modelo cooperativista enquanto alternativa sólida e moderna de negócio.

O encerramento, por sua vez, será marcado por um painel internacional, com a participação da superintendente do Sistema OCB e presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Tania Zanella e de representantes da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), da ONU e da organização da COP30, que será realizada em novembro, em Belém (PA).

O evento é restrito a convidados e será acompanhado por representantes de centrais e dirigentes do ramo crédito, além de autoridades parceiras do movimento cooperativista. Também contará com transmissão ao vivo nos canais da B3 e no Youtube do sistema OCB.

Fonte: Sistema OCB

Veja também

Principal correta

Banestes acompanha de perto quem transforma o turismo capixaba em negócio

Sebrae 1

Sefaz e Sebrae firmam parceria para preparar municípios capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp-Image-2026-10-16-at-13.10.11-1080x675

Banestes abre concurso público com salários de até R$ 5,6 mil no Espírito Santo

COLUNA GATRONOMIA

Ratatouille  

Votação 6x1 no Senado - Foto - Jonas Pereira (Agência Senado)

FINDES alerta para impacto econômico com possível fim da escala 6×1

Fazenda Venturim (1)

Irrigação eficiente pode reduzir em mais de 30% o consumo de água na lavoura de café

55446268458_95ad6e34d4_k-1024x683-1-1024x675

Senar abre inscrições para cursos técnicos gratuitos com vagas no Espírito Santo

1

Alfredo Chaves recebe encontro voltado ao protagonismo feminino no agro