Dicas de saúde

Vida Saudável

Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino

Publicado em 24/03/2022 às 14:17

Compartilhe

Colunas-Montanhas capixabas-Vida_Saudavel2

Doença mata mais de 20 mil pessoas por ano no país e se manifesta a partir dos 50 anos, com incidência semelhante entre homens e mulheres

O câncer colorretal está entre os mais incidentes nos brasileiros, com cerca de 41 mil novos casos por ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). E um dos fatores de risco que age como um gatilho para o desenvolvimento da doença é a alimentação gordurosa e pobre em nutrientes.

Este tipo de tumor maligno é multifatorial e se desenvolve no cólon (intestino grosso) ou reto. No geral, a doença se manifesta a partir dos 50 anos, com incidência semelhante entre homens e mulheres.

O médico radioterapeuta Guilherme Rebello, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), explica que sedentarismo e o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados são fatores de risco que precisam ser observados com atenção.

Guilherme-Rebello-1
Guilherme Rebello é médico radioterapeuta do IRV. Foto: Hugo Boniolo

“A dieta rica em gordura e pobre em fibras pode alterar a concentração e o metabolismo de determinadas substâncias, podendo levar ao câncer. O recomendado é não consumir em excesso alimentos como bacon, salsicha, linguiça, salaminho, mortadela, carnes vermelhas, que possuem conservantes que são cancerígenos”, afirma o médico.

O especialista recomenda ainda a adoção de uma rotina que inclua atividade física, uma vez que o sedentarismo contribui para o aumento de gordura visceral, o que é prejudicial à saúde.

Outros fatores de risco são histórico familiar de câncer de intestino, doença inflamatória como retocolite ulcerativa e doença de Crohn, tumor colorretal hereditário, polipose adenomatosa familiar (que causa numerosos pólipos no cólon) e síndrome de Lynch.

Os principais sintomas da doença são sangue nas fezes, alterações no âmbito intestinal com episódios de constipação e diarreia, dor abdominal, sensação de distensão abdominal, massa palpável no abdômen, perda de peso, fraqueza, anemia ou alteração no formato das fezes.

Exames preventivos

Reforçando a campanha Março Azul Marinho, criada para a conscientização sobre a prevenção do câncer colorretal, Guilherme Rebello alerta para a realização de exames preventivos anuais.

“O rastreamento pode ser feito através de dois exames: a pesquisa de sangue oculto nas fezes e da colonoscopia/retossigmoidoscopia. Esses exames devem ser iniciados a partir dos 50 anos – ou dos 40 anos, caso tenha fatores de risco, como história familiar desse câncer, doença inflamatória intestinal ou síndromes genéticas, como a de Lynch”, explica.

De acordo com o médico, quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores as chances de cura. 

O câncer colorretal mata mais de 20 mil pessoas por ano no Brasil, segundo o Atlas de Mortalidade por Câncer (2019).

Radioterapia

A radioterapia é um dos tratamentos utilizados no combate ao câncer colorretal, mas sua aplicação é recomendada de acordo com o estado e a localização do tumor.

“Em geral, a radioterapia é feita no cenário pré-operatório, com a intenção de causar maior diminuição possível do tumor, facilitando assim a sua remoção cirúrgica”, disse.

Normalmente, a radioterapia é indicada em casos de câncer de reto; já o tumor de cólon é tratado com cirurgia e quimioterapia. 

Sobre o IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.

O IRV tem convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, Arcelor/Abeb, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, Sul América, Mediservice, Codesa, Cesan, Geap, entre outros.

Fonte: Instituto de Radioterapia Vitória (IRV)

Veja também

Acidente em DM (1)

Motorista com sinais de embriaguez é detido após causar acidente em Domingos Martins

treinamento-de-lutas-para-campeonato-nacional

Treinamentos das lutas de taekwondo aumentam em Marechal Floriano com a aproximação da competição nacional

crimes-ambientais-em-afonso-claudio

Polícia Ambiental identifica crimes ambientais em Afonso Cláudio após denúncias

clima-no-ES

Espírito Santo deverá ter frio intenso na próxima semana devido à massa de ar de origem polar

loteamento-inapropriado

Operação interdita loteamentos irregulares e identifica desmatamento em Domingos Martins

projeto-solidario-para-fazer-as-pessoas-felizes

Escola de São Miguel faz muitas pessoas felizes com projeto solidário

vacinacao-de-gripe-e-saranpo

Sesa alerta para baixa adesão às campanhas de vacinação contra Gripe e Sarampo

grupo-de-danca-e-musico-animam-feira-do-empreendedor-1

Grupo de danças e músico e animam a Feira do Empreendedor em Marechal Floriano

Últimos artigos de Vida Saudável

Dia mundial do transtorno bipolar chama atenção para doença que atinge milhões de pessoas no mundo

Consumo excessivo de alimentos gordurosos aumenta o risco de câncer de intestino

ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL PODE EVITAR COMPLICAÇÕES DURANTE A GRAVIDEZ

Doze alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

Veja 10 alimentos indicados para consumirmos no verão