Conheça algumas particularidades do mosquito Aedes aegypti

Publicado em 30/07/2021 às 16:54

Compartilhe

mosquito-1

Texto: Governo Es / Foto: Divulgação

O Aedes aegypti, o mosquito transmissor das doenças conhecidas como dengue, zika e chikungunya, tem característica própria, a começar pelo fato de o vírus ser transmitido pela fêmea contaminada.

Medindo até um centímetro de comprimento, o mosquito tem listras brancas no corpo e nas patas, sendo essa a principal diferença em relação aos pernilongos comuns. Ele circula durante todo o dia, mas costuma ser mais ativo em horários com temperaturas mais amenas, como pela manhã, no final da tarde e início da noite. Além disso, voa baixo, picando geralmente entre os joelhos e os pés, mas isso não impede que pique as demais partes do corpo.

Ciclo de vida do Aedes aegypti

O Aedes aegypti leva, em média, dez dias para se desenvolver e vive durante 30 dias. Uma única fêmea produz de 60 a 120 ovos em cada ciclo reprodutivo e pode ter mais de três ciclos durante a vida.

O ciclo de vida do mosquito é dividido em quatro etapas: ovo, larva, pupa (estágio intermediário entre a larva e o adulto) e adulto. A fêmea do mosquito deposita os ovos nas bordas dos recipientes com água limpa ou suja parada. Dois ou três dias após o contato do ovo com o líquido, as larvas nascem e dias depois chegam na fase da pupa. Esse ciclo dura cerca de 48 horas e, ao término, se transformam em mosquitos adultos.

A proliferação do mosquito é intensificada no Verão, período mais quente do ano. Mas os cuidados para eliminar os criadouros devem ser mantidos durante todas as estações, evitando, assim, o aumento alarmante de casos. Por isso, embora os cuidados sejam necessários durante todo o ano, é importante saber como identificar o mosquito Aedes aegypti.

Como prevenir

Para evitar a proliferação do mosquito, é necessário que cada cidadão se empenhe nesse processo, mantendo as calhas das casas e prédios sempre limpas; as caixas d’água bem vedadas; verificando se não existe água acumulada nas lajes; lavando bem as bordas das vasilhas de água e comida de animais; descartando lixos, entulhos e pneus nos locais adequados, entre outras ações de limpeza.

Primeiros sintomas

Os primeiros sintomas de dengue, zika e chikungunya incluem febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, manchas vermelhas na pele e dores nas articulações e nos músculos, o que torna difícil diferenciar essas doenças entre si. Logo, além de saber identificar o mosquito Aedes aegypti e adotar as medidas de prevenção, é preciso estar atento aos sintomas e procurar atendimento médico logo no início.

Veja aqui o 29º boletim da dengue.

Veja aqui o 29º boletim da zika.

Veja aqui o 29º boletim da chikungunya.

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas