Conheça a diferença entre pesca e aquicultura, além de como Espírito Santo fortalece essas atividades

Publicado em 25/08/2025 às 15:23

Compartilhe

2150648103

Foto: Freepik

Você sabia que pesca e aquicultura não são a mesma coisa? A pesca é uma atividade extrativista, em que o ser humano retira do ambiente os recursos que a natureza oferece, como peixes e camarões. Já a aquicultura envolve a criação planejada e controlada desses organismos, garantindo maior previsibilidade e sustentabilidade na produção.

No Espírito Santo, essas duas atividades são fundamentais para a economia e o sustento de muitas famílias. Para fortalecer o setor, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) desenvolve programas que vão desde a regularização da pesca artesanal até o incentivo ao cultivo de peixes, camarões e moluscos, ampliando oportunidades e garantindo segurança alimentar.

“Sabemos que o setor enfrenta grandes desafios. Por isso, estamos trabalhando para ouvir as comunidades e oferecer condições de acesso à regularização, capacitação e geração de renda. A aquicultura é uma das alternativas que promove uma economia mais justa e uma pesca mais sustentável”, destacou o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli.

O Espírito Santo conta com cerca de 33 mil pescadores com Registro Geral de Pesca ativo. Entre agosto de 2024 e agosto de 2025, foram desembarcadas 3.235 toneladas de pescado em pontos oficiais do Estado, segundo o Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira (PMAP-ES), único reconhecido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.

Programa PESCA+ES

Entre as iniciativas em andamento está o Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Pesca no Espírito Santo (PESCA+ES), elaborado com base na metodologia da FAO/ONU (Abordagem Ecossistêmica para a Gestão da Pesca – AEGP). Construído de forma participativa, o programa reúne diretrizes estruturantes para orientar políticas públicas sustentáveis para o setor.

A partir dessas diretrizes, a Seag tem promovido encontros técnicos, mutirões de regularização da pesca artesanal, capacitações, fortalecimento da infraestrutura comunitária e incentivo à organização dos trabalhadores da pesca e da aquicultura.

Avanços na aquicultura

A aquicultura também vem ganhando destaque no Estado. Em 2024, a produção de tilápia atingiu 20.410 toneladas, um crescimento de 7,25% em relação a 2023, segundo dados da Associação PEIXEBR.

A Seag incentiva a atividade por meio do Projeto Fomento Aquícola, que, em parceria com prefeituras e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), promove palestras, visitas técnicas e apoia a elaboração do Plano de Viabilidade Técnica e Ambiental (PVTA).

O projeto também estimula a participação de associações no Fundo Social de Apoio à Agricultura Familiar (Funsaf), que disponibiliza equipamentos como tanques-rede, aeradores, freezers e sistemas de energia solar, ampliando a produção de peixes e camarões no Estado.

Além disso, estão em andamento projetos-piloto de maricultura, incentivando o cultivo de moluscos no litoral sul. A iniciativa tem como objetivo capacitar marisqueiras e ampliar a renda das mulheres do mar, com o apoio do Funsaf para a aquisição de equipamentos como barcos pequenos, cordas e boias.

Futuro do setor

De acordo com o coordenador de Pesca e Aquicultura da Seag, Alejandro Garcia, o equilíbrio entre produção e preservação ambiental é o maior desafio.

“Com ações voltadas à sustentabilidade, inovação e inclusão produtiva, a Seag reforça seu compromisso em garantir novas oportunidades de trabalho e renda, promovendo o desenvolvimento das comunidades tradicionais e o fortalecimento de uma cadeia produtiva mais organizada e competitiva. Nesse sentido, além da atividade pesqueira, serão fomentadas alternativas produtivas não pesqueiras, como a aquicultura de água doce, a maricultura e a produção de artesanato variado, ampliando as perspectivas de desenvolvimento socioeconômico”, ressaltou Alejandro Garcia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral