Congresso Nacional sedia 11º Fórum Parlamentar do Brics com delegações de 15 países

Publicado em 02/06/2025 às 14:56

Compartilhe

izobrazhenie-whatsapp-2024_09_26-v-15.46.29_315803c8

Foto: Brics/Divulgação

O Congresso Nacional realiza, nesta semana, o 11º Fórum Parlamentar do Brics, reunindo cerca de 150 parlamentares — entre deputados e senadores — de 15 países. Além dos representantes dos 11 membros permanentes do bloco, como Índia, China, Rússia, África do Sul, Irã e Indonésia, participam delegações de nações parceiras, incluindo Cuba, Bolívia, Nigéria, Cazaquistão e Belarus.

Entre os dias 3 e 5 de junho, o Parlamento brasileiro será palco de debates internacionais sobre temas estratégicos, como regulação da inteligência artificial (IA), saúde global, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, reformas na governança global para promoção da paz e segurança, e a participação feminina nesses processos.

A programação tem início nesta terça-feira (2) com a reunião das mulheres parlamentares do Brics. O encontro abordará o papel das mulheres na era digital, na resposta à crise climática e sua atuação como agentes e beneficiárias de financiamento para o desenvolvimento.

Também na terça, os presidentes das Comissões de Relações Exteriores dos parlamentos do Brics se reúnem para discutir formas de fortalecer o comércio entre os países do bloco, incentivar investimentos, promover a transferência de tecnologia voltada ao desenvolvimento sustentável e criar instrumentos financeiros conjuntos.

Abertura oficial

As delegações do Brics chegam a Brasília na quarta-feira (4), quando acontece a solenidade de abertura oficial do evento, seguida da tradicional foto oficial. A programação completa está disponível no site do evento.

Brics sob presidência brasileira

O Brasil ocupa a presidência do Brics em 2025, em um momento de ampliação do bloco, que reúne as principais economias emergentes do mundo. Originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o grupo passou a contar, desde o ano passado, com novos membros permanentes: Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. Em 2025, a Indonésia também foi integrada como membro permanente.

Este ano também marcou a criação da categoria de membros parceiros, com a inclusão de nove países: Belarus, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.

Articulação política e econômica

Criado em 2011 por iniciativa do Brasil, o Fórum Parlamentar do Brics tem como objetivo promover a aproximação entre os legislativos dos países membros, fortalecendo o alinhamento de iniciativas comuns nas áreas política, econômica e social.

O bloco reúne 40% da população mundial e responde por 37% do PIB global. Uma das principais bandeiras do Brics é a defesa da reforma na governança global, com maior representação de países da Ásia, África e América Latina em organismos multilaterais como o Conselho de Segurança da ONU, a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Fonte: Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

Veja também

dsmatamento_na_amazonia_pa_moju_7855

Cúpula do Brics no Rio antecipa debates da COP30 e foca em financiamento climático

capa

Arraiá da Rua do Sapo será nesta quinta-feira (03) em Domingos Martins

27942

Sefaz autua 74 postos de combustíveis por irregularidades na emissão de NFC-e

3202

Frente fria provoca chuva volumosa e frio intenso no litoral do Sudeste

Marcelo-Santos-Ellen-Campanharo-1024x683

Assembleia aprova criação de agência para atração de investimentos no Espírito Santo

d9f7e72c-fde2-4460-bdc2-b8c21abb41ba

Governo do ES articula novo Plano de Crédito Rural para fortalecer o setor agropecuário

16510

Bandes lança programa de financiamento para construção de pequenas barragens no Espírito Santo

Ativo 2-100

Julho Amarelo reforça ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais no Espírito Santo