Congresso Nacional sedia 11º Fórum Parlamentar do Brics com delegações de 15 países

Publicado em 02/06/2025 às 14:56

Compartilhe

izobrazhenie-whatsapp-2024_09_26-v-15.46.29_315803c8

Foto: Brics/Divulgação

O Congresso Nacional realiza, nesta semana, o 11º Fórum Parlamentar do Brics, reunindo cerca de 150 parlamentares — entre deputados e senadores — de 15 países. Além dos representantes dos 11 membros permanentes do bloco, como Índia, China, Rússia, África do Sul, Irã e Indonésia, participam delegações de nações parceiras, incluindo Cuba, Bolívia, Nigéria, Cazaquistão e Belarus.

Entre os dias 3 e 5 de junho, o Parlamento brasileiro será palco de debates internacionais sobre temas estratégicos, como regulação da inteligência artificial (IA), saúde global, mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, reformas na governança global para promoção da paz e segurança, e a participação feminina nesses processos.

A programação tem início nesta terça-feira (2) com a reunião das mulheres parlamentares do Brics. O encontro abordará o papel das mulheres na era digital, na resposta à crise climática e sua atuação como agentes e beneficiárias de financiamento para o desenvolvimento.

Também na terça, os presidentes das Comissões de Relações Exteriores dos parlamentos do Brics se reúnem para discutir formas de fortalecer o comércio entre os países do bloco, incentivar investimentos, promover a transferência de tecnologia voltada ao desenvolvimento sustentável e criar instrumentos financeiros conjuntos.

Abertura oficial

As delegações do Brics chegam a Brasília na quarta-feira (4), quando acontece a solenidade de abertura oficial do evento, seguida da tradicional foto oficial. A programação completa está disponível no site do evento.

Brics sob presidência brasileira

O Brasil ocupa a presidência do Brics em 2025, em um momento de ampliação do bloco, que reúne as principais economias emergentes do mundo. Originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o grupo passou a contar, desde o ano passado, com novos membros permanentes: Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. Em 2025, a Indonésia também foi integrada como membro permanente.

Este ano também marcou a criação da categoria de membros parceiros, com a inclusão de nove países: Belarus, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.

Articulação política e econômica

Criado em 2011 por iniciativa do Brasil, o Fórum Parlamentar do Brics tem como objetivo promover a aproximação entre os legislativos dos países membros, fortalecendo o alinhamento de iniciativas comuns nas áreas política, econômica e social.

O bloco reúne 40% da população mundial e responde por 37% do PIB global. Uma das principais bandeiras do Brics é a defesa da reforma na governança global, com maior representação de países da Ásia, África e América Latina em organismos multilaterais como o Conselho de Segurança da ONU, a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Fonte: Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana