Conflito em Israel: Embaixada do Brasil inicia levantamento de brasileiros que desejam deixar o país
Publicado em 20/06/2025 às 13:51

Foto: Freepik
Diante da escalada do conflito entre Israel e Irã, iniciado em 13 de junho, a Embaixada do Brasil em Tel Aviv divulgou nesta quinta-feira (20) um alerta consular e iniciou o processo de identificação de brasileiros que desejam sair do país. A representação diplomática disponibilizou um formulário para ser preenchido por cada cidadão brasileiro, independentemente da idade.
Apesar do levantamento, a embaixada informou que ainda não há plano de repatriação ou operação de evacuação. O Aeroporto Ben-Gurion e o espaço aéreo de Israel seguem fechados por decisão do governo local, com exceção de voos previamente autorizados pela Autoridade de Aviação Civil de Israel.
Aos brasileiros que pretendem sair por via terrestre, a embaixada orienta que façam isso por meios próprios. Os postos de fronteira estão operacionais, com horários e condições que devem ser consultados nos canais oficiais. A representação diplomática alerta que a assistência consular nessas situações é limitada.
Além disso, a embaixada recomenda atenção especial às exigências de segurança e às regras de entrada nos países vizinhos, incluindo a necessidade de vistos.
Na quinta-feira (18), o governo israelense reduziu o nível de alerta na maior parte do país para “atividade limitada”, medida que deve valer até as 20h deste sábado (20), mas que pode ser revista a qualquer momento conforme o cenário de segurança.
O alerta consular reforça a recomendação, vigente desde outubro de 2023, para que sejam evitadas viagens não essenciais a Israel.
Fonte: Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil