Confirmado que caso do mal da vaca louca no Brasil é atípico

Publicado em 03/03/2023 às 09:32

Compartilhe

Confirmado-que-caso-do-mal-da-vaca-louca-no-Brasil-e-atipico

Foto: Freepik

Conforme as indicações do corpo técnico do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a análise do laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), do Canadá, confirmou, na noite desta quinta-feira (02), que o caso isolado de Encefalopatia Epongiforme Bovina (EEB), o mal da vaca louca, detectado no município de Marabá (PA), é atípico.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, comunicou imediatamente o resultado da amostra ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, imediatamente, iniciou a inserção das referidas informações no sistema para a comunicação oficial à OMSA e às autoridades chinesas.

Assim que concluído o processo, será marcada uma reunião virtual com o governo chinês para tratar do desembargo da exportação da carne bovina ao país. “Ressalto que rapidez, eficiência e a transparência solicitada pelo presidente Lula foi fundamental. Agradeço à nossa equipe e à do governador do Pará, Helder Barbalho, que nos permitiu uma atuação rápida desde a identificação do caso”, comentou Fávaro.

Por se tratar de caso atípico, ou seja, ocorrido por causas naturais em um único animal de nove anos de idade e com todas as providências sanitárias adotadas prontamente, o Ministério da Agricultura e Pecuária está adotando imediatamente as providências, de acordo com os protocolos sanitários, para que as exportações da carne bovina brasileira sejam restabelecidas o mais breve possível. O mesmo deve ocorrer com Tailândia, Irã e Jordânia que também deixaram de comprar a proteína brasileira, temporariamente.

Fonte: Revista Negócio Rural

Veja também

0P4A8560

Gestores escolares se reúnem em Pedra Azul para debater o futuro da educação no ES

mca_abr_21031913348

Declaração do Imposto de Renda 2025 termina nesta sexta-feira; veja o que fazer se perder o prazo

23427

Agropecuária impulsiona economia e cresce 12,2% no primeiro trimestre de 2025

5028521859204886260 (1)

‘Maio Amarelo’: SAMU 192 promove simulado com múltiplas vítimas de acidente de trânsito

pdm 1

Instituto Jones qualifica servidores públicos para atuar nos Planos Diretores Municipais

Imagem do WhatsApp de 2025-05-30 à(s) 08.29.05_e025231d

Frente fria chega ao Espírito Santo com chuvas e ventos moderados

DSC_5196

Homem é preso por descumprir medidas protetivas de urgência contra os filhos em Afonso Cláudio

arte-e-cronica

Uma estrada de violetas