Composição da ferrovia transporta vagões de Vitória para Cachoeiro do Itapemirim
Publicado em 04/07/2018 às 15:20


Vinte e quatro vagões abertos anteriormente utilizados para transporte de eucalipto e fechados para carregamentos gerais, foram retirados na tarde desta terça-feira (03) de um estacionamento no Bairro de Paul, em Vila Velha. Duas locomotivas levam os vagões para um desvio de manobras próximo de Cachoeiro do Itapemirim.
A maioria dos vagões fechados está pichada com grafite e o estacionamento, segundo informações, servia como esconderijo e para o tráfico de drogas. Moradores da região de Paul ficaram satisfeitos com a remoção dos 24 vagões, que deixaram o bairro Paul no início da tarde de ontem (03) arrastados por duas locomotivas.
A composição chegou no início da noite e estacionou na linha lateral, próxima da antiga estação ferroviária em Marechal Floriano. Na manhã desta quarta-feira (04) seguiu para Cachoeiro do Itapemirim, onde os vagões permanecerão estacionados por período imprevisto.
Novamente o trem atraiu a atenção dos moradores de Marechal Floriano, ao buzinar na linha próxima das residências. A maioria da população quer o retorno das locomotivas na linha férrea, principalmente o trem de turismo. Moradores alegam que a região ficou conhecida após a instituição do Domingo no Trem e o Trem da Montanha.
“Para nós o que importa é ouvir a buzina do trem, coisa que muito nos alegra”, disse sorridente o servidor de uma empresa, Luiz Otávio Klippel que defende o retorno dos trens de carga e principalmente o de turismo que encerrou as atividades sem nenhuma informação. “Faz pena, mas o que há de se fazer?”, questionou.
O comerciário, Fabrício Rupf, não entende porque um transporte tão econômico pode ser encerrado, apesar de a estrutura se encontrar em perfeitas condições de tráfego. “As autoridades preferem que as carretas e caminhões transportando pesos exagerados danifiquem as estradas federais e estaduais”, disse.
O ferroviário aposentado José Moacyr Borgo, comenta que o fim dos trens diários, que transportavam cargas de todas as espécies e passageiros entre o Rio de Janeiro e Vitória, é uma atitude atrasada, já que os valores para o transporte ferroviário são inferiores. “Os caminhões e carretas além de danificarem a rodovia, cobram mais caro para transportarem bem menos”.