Como trabalhar as questões de Sustentabilidade na sua empresa
Publicado em 20/02/2020 às 11:34
Não adianta fugir, a pauta da sustentabilidade já faz parte do universo do empreendedorismo. Os consumidores estão cada vez mais atentos para questões ambientais. Só resta para as empresas entenderem que proteger a natureza é mesmo um bom negócio.
Se até há pouco tempo ter um bom atendimento era o alicerce para construir uma relação amigável com os clientes, ter também um site e um domínio registrado era o indicativo de credibilidade da empresa.
Caso você queira registrar o seu indicamos:
https://www.hostinger.com.br/registro-de-dominio
Por falar em criação de sites, o investimento em tecnologias e projetos no ambiente web contribui muito para a Sustentabilidade, pois muitos recursos físicos são poupados e dispensados quando se trata de tecnologia.
Tudo isso continua relevante, porém já não é suficiente, pois a sustentabilidade também se tornou uma das prioridades na mente do público.
Sendo assim, uma das primeiras coisas que os clientes fazem antes de investir o seu dinheiro é saber se o produto ou serviço em questão é nocivo ou não para o meio ambiente.
A sustentabilidade é algo tão vigente nos dias de hoje que os gigantes do mercado já aderiram. Um exemplo é a Coca-Cola, que investe e divulga a reciclagem de boa parte do seu alumínio e garrafas PET. Para isso, a empresa adotou o projeto Coletivo Reciclagem.
Dicas para promover a Sustentabilidade no seu negócio
Não importa se é um grande ou um pequeno empreendimento, é importante trabalhar a sustentabilidade no dia a dia do seu negócio.
Os benefícios de acrescentar o termo “proteger o meio ambiente” na missão e valores da empresa são vários. Um deles é o próprio cuidado com a natureza.
Hoje em dia, os fenômenos como aquecimento global e desmatamento são reais e já estão afetando o cotidiano moderno. Por isso, a possibilidade das empresas ajudarem a reduzir esses danos é fundamental.
Outra vantagem é a questão da economia na empresa, que passa a adotar práticas sustentáveis como reciclagem de materiais, descarte inteligente e reuso de recursos básicos. Tudo isso melhora a imagem da marca, posicionando bem o negócio perante os clientes.
Sendo assim, vale seguir algumas dicas que permitirão a implementação de métodos sustentáveis em sua empresa. Confira quais são elas a seguir.
Incorpore as práticas sustentáveis nas métricas de avaliação
Qualquer negócio possui detalhes que constantemente devem ser mensurados. A quantidade de vendas, os lucros no final do mês, a captação de leads, enfim, são vários itens que necessitam de frequente avaliação.
Consolidar as práticas de sustentabilidade nas métricas de avaliação reforça o posicionamento da empresa em questões ecológicas.
Além disso, a companhia também pode promover capacitações para os seus colaboradores, auxiliando e possibilitando que mais projetos sustentáveis sejam incorporados no cotidiano da empresa.
Utilize a gamificação para incentivar a sustentabilidade
As novas tecnologias possibilitam a utilização dos games no âmbito empresarial. Esse recurso é chamado de gamificação. Por meio dela é possível criar métodos lúdicos e criativos para treinar colaboradores, selecionar novos funcionários e melhorar a comunicação interna.
Nesse aspecto, é possível utilizar a gamificação por meio de competições entre os departamentos da empresa, avaliando qual deles adere com mais eficiência as práticas sustentáveis adotadas.
Não estimule a utilização de materiais descartáveis
A adoção de uma postura que elimina materiais descartáveis é um bom incentivo para a sustentabilidade se tornar cada vez mais presente na empresa.
Um exemplo disso pode ser a utilização de produtos descartáveis que levam a marca da empresa. Isso fortalece o posicionamento do negócio quanto ao cuidado com o meio ambiente, bem como incentiva os colaboradores a entenderem a importância da sustentabilidade.
Adote o Home Office
O Home Office, também conhecido como “Escritório em Casa”, já se tornou uma realidade no dia a dia de várias empresas. Graças a ele, colaboradores estão aptos a executarem as suas tarefas em casa ou em ambientes conhecidos como coworking.
O advento da Computação em Nuvem, streaming e outras tecnologias atuais possibilitaram que, com uma boa conexão à internet e um notebook, o Home Office tenha se tornado uma prática bastante difundida nos dias de hoje.
Na questão da sustentabilidade, a prática Home Office traz várias vantagens, pois ele reduz o gasto com transportes, com energia elétrica na empresa e também reduz o uso de outros recursos de forma geral.
Além disso, para facilitar a prática do Home Office, é possível contar com algumas ferramentas de gestão de projeto. Entre elas estão o Wrike, o Trello e o Asana.
Elas são intuitivas e permitem a realização de trabalhos em equipe, a organização das tarefas por prioridade e possibilitam facilmente o compartilhamento dos mais variados arquivos.
Realize eventos dedicados à práticas sustentáveis
A realização de seminários, congressos e até eventos culturais ajuda a promover e reforçar a sustentabilidade como filosofia da sua empresa.
Hoje em dia, por exemplo, a tecnologia de streaming permite a viabilidade de webinários, que são transmissão de vídeos em tempo real. Uma das vantagens desse recurso é atingir uma maior quantidade de público sem a necessidade de que todos os participantes se desloquem até um espaço físico.
A sustentabilidade já não é uma novidade, mas sim uma necessidade
As empresas que sabem trabalhar bem os conceitos sustentáveis se destacam entre os concorrentes e conquistam um lugar confortável no coração dos seus clientes.
Portanto, siga essas dicas e veja que o seu negócio pode contribuir para a construção de um futuro melhor.