Como emitir ou renovar o Certificado de Registro de Atividade Florestal (CRAF) no Espírito Santo

Publicado em 30/08/2025 às 16:12

Compartilhe

An aerial view of a forest in the green of summer abstract background.

Foto: Freepik

O processo para emissão e renovação do Certificado de Registro de Atividade Florestal (CRAF) no Espírito Santo passou a ser totalmente digital e deve ser feito pelo site do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). A mudança tem o objetivo de facilitar o acesso dos requerentes e agilizar os trâmites internos.

Segundo o diretor-geral do Idaf, Leonardo Cunha Monteiro, a digitalização dos serviços amplia a praticidade para o cidadão, mas o atendimento presencial segue disponível nas unidades do Instituto para pequenos produtores com dificuldade de acesso à internet.

O CRAF é obrigatório para pessoas físicas ou jurídicas que exploram, beneficiam, consomem, transformam, industrializam, utilizam ou comercializam produtos e subprodutos florestais, como madeira, lenha, cascas, folhas e sementes. O certificado tem validade até 31 de dezembro e deve ser renovado todos os anos, entre 1º de janeiro e 31 de março.

Mais informações sobre o serviço, a lista de documentos exigidos e o passo a passo para solicitação estão disponíveis no portal do Governo do Espírito Santo: acesse aqui.

O Idaf alerta que atividades florestais sem registro podem resultar em autuação, embargo, interdição e apreensão de materiais. Em caso de encerramento das atividades, também é necessário solicitar o cancelamento formal do registro no mesmo endereço eletrônico.

Fonte: Idaf-ES

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas