Começa essa semana a vacinação de idosos a partir de 70 anos no Espírito Santo

Publicado em 21/03/2021 às 14:44

Compartilhe

O Governo do Estado recebeu, na manhã deste sábado (20), um novo lote de vacinas para dar continuidade à campanha de vacinação contra o novo Coronavírus (Covid-19). Foi entregue uma remessa da vacina Oxford-Fiocruz, com 10.500 doses, e mais 73.800 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan), totalizando 84.300 novas doses.

Seguindo a atualização do Informe Técnico do Ministério da Saúde, com decisão tripartite, entre União, estados e municípios, as doses desta nova remessa, mais as doses da remessa que chegaram na madrugada de quarta-feira (17) ao Espírito Santo, serão incorporadas como D1, com o objetivo de dar mais rapidez à imunização dos grupos prioritários.

Com isso, a partir da próxima semana, o Estado iniciará a vacinação de idosos de 70 a 74 anos com envio aos municípios do quantitativo para atender 78% desta população (99.741). Fará o envio das D1 para completar 100% da cobertura dos idosos de 75 a 79 anos; iniciará também o envio para atender 63% da comunidade quilombolas; e mais um quantitativo para os trabalhadores da saúde.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, o lote esperado para a próxima semana está mantido. “Para este mês de março o Ministério da Saúde também definiu o envio de uma nova remessa toda semana, entre quartas e quintas-feiras. O que recebemos neste sábado (20) é uma remessa nova, portanto, há previsão de um novo lote para a próxima semana”.

As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio para cadastramento. A previsão de distribuição aos municípios da Região Metropolitana deve ocorrer na manhã da próxima segunda-feira (22). Já o envio às regionais de saúde Norte, Sul e Central será a partir da terça-feira (23), pela manhã.

Vacinas Oxford-Fiocruz

As vacinas Covishield desenvolvidas pela empresa AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, com a nacionalização da produção feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), passará a ter apresentação em frascos de cinco doses, não mais com dez doses como anteriormente.

“O tempo de validade é o mesmo, de seis horas, o que muda é o volume de doses, com cinco por frasco. É muito bom para a operacionalização da vacinação, pois facilita a otimização das doses do frasco da vacina”, explicou Danielle Grillo.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral