Com a capixaba Sofia Madeira, Brasil faz história no Mundial de Ginástica Rítmica

Publicado em 26/08/2025 às 08:14

Compartilhe

54742622540_58c610916e_k (1)

Foto: Mariana Raphael/Ministério do Esporte

Brasil escreveu um capítulo histórico no 41º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, encerrado neste domingo (24), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. E duas capixabas tiveram papel fundamental nessa conquista: Sofia Madeira e Geovanna Santos.

Integrante da seleção brasileira de conjunto, Sofia Madeira fez parte da equipe que conquistou duas medalhas de prata inéditas para o país em Mundiais – na prova geral e na série mista, com três bolas e dois arcos. Ao lado das companheiras Duda Arakaki, Nicole Pircio, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha, Sofia emocionou o público com apresentações exuberantes. Na disputa da série mista, ao som do clássico “Evidências”, as “Leoas”, como são chamadas as meninas do Brasil, ficaram apenas 0.100 atrás da campeã Ucrânia.

“A gente só tem a agradecer à torcida, a todo mundo que acompanhou a gente, a todo mundo que mandou energia positiva. Entrar em quadra com essa torcida do nosso lado foi sensacional. Só queria dizer que foi um dos melhores dias das nossas vidas. A gente está de alma lavada, felizes e realizadas”, comentou Sofia Madeira após a conquista.

Já Geovanna Santos, a Jojo, disputou o individual geral e alcançou a 18ª colocação, entre as 18 melhores ginastas do mundo. Foi a primeira vez que duas brasileiras chegaram juntas a essa fase da competição, com Bárbara Domingos terminando em 9º lugar e registrando o melhor resultado do País na prova em toda a história. A trajetória de Geovanna Santos também carrega uma marca capixaba fora das quadras: sua treinadora é Gizela Batista, também do Espírito Santo.

“Nesse Campeonato Mundial a gente conseguiu conquistar o nosso objetivo. A nossa meta era conseguir chegar à final do individual geral com as duas ginastas do País. E no conjunto a meta era a medalha, porque nunca tínhamos conseguido medalhas em Mundial. Agora vamos buscar a vaga para os próximos mundiais, tentar melhorar as notas, para a Geovanna chegar preparada no pré-olímpico em 2027”, destacou Gizela Batista.

Durante toda a competição, que teve início na última quarta-feira (20), Geovanna Santos emocionou o público com suas apresentações. Em entrevistas, ela contou que chegou a pensar em desistir da modalidade após não conseguir se classificar para a Olimpíada de Paris, que aconteceu no ano passado. “Em 2023 (um ano antes dos Jogos) eu cheguei a pensar que não estaria aqui, porque eu iria desistir do esporte. Mas agora tenho um sentimento bom de que valeu a pena não ter desistido, porque me tornei uma finalista de Mundial. E agora meu objetivo é ir para a Olimpíada de 2028, em Los Angeles”, afirmou Geovanna Santos, que esteve na Olimpíada de Tóquio, em 2021, mas com o conjunto da seleção brasileira. Já Sofia Madeira esteve em Paris, também pelo conjunto.

Apoio ao esporte de alto rendimento

Sofia Madeira e Geovanna Santos foram aprovadas no edital do Bolsa Atleta 2025, divulgado em julho, reforçando o apoio do Governo do Estado em suas carreiras. Além disso, Geovanna é contemplada no programa Voe Atleta, que oferece passagens aéreas para participação em competições, e mantém sua rotina de treinos no Ginásio de Ginástica Rítmica e Artística Eduarda Mello Queiroz Rodrigues Pinho, na própria Sesport. Tanto ela quanto Sofia também tiveram sua formação esportiva impulsionada pelo projeto Campeões de Futuro, que oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 6 e 17 anos.

Além das capixabas, a italiana Sofia Raffaeli, que realizou treinos de preparação para o Mundial na Sesport, antes de embarcar para o Rio de Janeiro, conquistou o ouro no arco e bronze no individual geral e na bola.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesport

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas