CNA e representantes da indústria discutem remuneração de produtores de aves e suínos

Publicado em 26/01/2019 às 14:11

Compartilhe

Texto: Senar / Foto: Freepik

Representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e de indústrias se reuniram para discutir o andamento do grupo de trabalho responsável por propor a metodologia do cálculo do valor de referência para os contratos de integração entre agroindústria e os produtores, que definirá a remuneração dos criadores de aves e suínos.

O encontro aconteceu nesta terça (22), em Brasília, e contou com a presença do presidente da CNA, João Martins, e do presidente da ABPA, Francisco Turra. Durante a reunião foram tratados pontos relacionados à sustentabilidade da cadeia e aos desafios no mercado interno e externo. O objetivo é buscar a convergência entre as demandas da indústria e dos produtores para que a cadeia cresça como um todo.

“A intenção é que nas próximas reuniões do Foniagro (Fórum Nacional de Integração Agroindustrial de Aves e Suínos) a gente chegue a um consenso da metodologia de valor de referência. Se houver divergência em algum ponto, esperamos que isso continue sendo discutido da forma mais justa e técnica possível”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Iuri Pinheiro Machado.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

Na avaliação do diretor corporativo de Agropecuária da Seara, José Ribas Junior, os participantes concordaram com os avanços consolidados até o momento e encaminharam temas que ainda estão pendentes para que o Foniagro possa dar uma resposta qualificada aos produtores que aguardam orientações. A próxima reunião do Fórum deverá acontecer em fevereiro ou março.

“Queremos começar um processo cada vez mais qualificado de discussão entre a indústria e os produtores porque o objetivo final é o mesmo: nós temos que produzir bem e com qualidade, com um custo que seja realmente competitivo”, disse Ribas Junior.

O encontro também contou com a presença do vice-presidente da CNA, José Zeferino Pedroso, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, do presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, do diretor geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara e do superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi.

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas