Frente fria e temperaturas extremas marcam o final de maio no Brasil

Publicado em 19/05/2025 às 15:01

Compartilhe

7405

Foto: Freepik

A segunda quinzena de maio de 2025 será marcada por extremos climáticos em diferentes regiões do Brasil. Enquanto frentes frias provocam chuva forte e risco de geada no Sul, o tempo seco, com calor acima da média e baixa umidade do ar, predomina no interior do Nordeste, do Sudeste e do Centro-Oeste.

Na região Sul, a frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul no dia 18 perde força, mas ainda causa pancadas de chuva em Santa Catarina e no Paraná. Outras frentes frias devem avançar até o fim do mês, acompanhadas por áreas de instabilidade geradas por cavados meteorológicos e baixa pressão atmosférica. A previsão é de chuva volumosa principalmente no Rio Grande do Sul, com possibilidade de geada nas áreas serranas e na fronteira com o Uruguai, a partir do dia 27, quando uma nova frente fria pode trazer uma intensa massa de ar polar continental.

No Sudeste, uma grande massa de ar seco mantém o tempo firme em quase toda a região, principalmente no interior de São Paulo e em Minas Gerais. As temperaturas seguem elevadas para o período. Uma frente fria entre os dias 20 e 21 pode aumentar a nebulosidade no litoral paulista e fluminense, com chuva concentrada na faixa costeira. Já entre os dias 28 e 29, uma frente fria mais intensa deve trazer chuva também para o interior de São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de provocar queda de temperatura em todos os estados da região.

Fonte: modelo ECMWF

O Centro-Oeste também permanece sob influência de uma massa de ar seco, com poucas chances de chuva e tardes mais quentes. A exceção fica para o norte de Mato Grosso e áreas de fronteira com o Paraguai, onde podem ocorrer pancadas isoladas. O fim do mês pode trazer mudança no tempo com a chegada de uma frente fria que deve derrubar as temperaturas, especialmente em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

No Nordeste, a chuva perde força no interior, onde o tempo seco e quente prevalece, com máximas entre 35°C e 37°C. A faixa litorânea ainda pode registrar episódios de chuva forte, especialmente entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, por causa dos ventos marítimos e distúrbios ondulatórios de leste. No fim do mês, uma frente fria pode alcançar o litoral da Bahia.

Na região Norte, a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) continua ativa e mantém a chuva nas áreas ao norte do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Já Tocantins, Rondônia e Acre devem ter redução das pancadas. Nos últimos dias de maio, a chegada de uma frente fria continental pode provocar friagem em partes de Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Fonte: Climatempo

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas