Cinco doenças comuns no verão que você pode evitar

Publicado em 23/01/2021 às 14:06

Compartilhe

Texto: Divulgação/ Foto: Freepik

As altas temperaturas chegam e com elas as doenças de verão. Em ritmo de férias e relaxamento, muitos se aventuram mais com a alimentação, afrouxam os critérios nos cuidados de higiene e até mesmo deixam de prestar atenção na manutenção do quintal de casa. Os deslizes típicos desta época podem ter consequências desagradáveis e estragar os planos da família. 

Uma das mais temidas doenças da estação é a intoxicação alimentar. O problema é geralmente causado pela ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias (Salmonella, Shigella, E. coli, Staphilococus, Clostridium), vírus (Rotavírus) ou por suas respectivas toxinas.

Quando atinge crianças e idosos a intoxicação alimentar pode ser grave. “É preciso observar se os alimentos estão sendo conservados de maneira adequada. Evite aqueles que deviam estar refrigerados, mas não estão. Por causa do calor a proliferação de bactérias é maior e esses organismos liberam toxinas”, alerta a infectologista da Unimed Vitória Ana Carolina D’Ettorres.

O aumento de temperatura e a umidade favorecem outro incômodo: a micose. Infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos, as micoses são especialmente frequentes em regiões tropicais onde existem condições ideais para o desenvolvimento dos fungos. “Na praia tudo fica úmido, o que favorece o aparecimento da micose. Tente manter-se seco depois dos banhos de mar para evitar problemas”, orienta Ana Carolina.

Reforçar os hábitos de higiene é essencial na prevenção das micoses. Em tempos de banhos de mar e de piscina, secar-se bem, principalmente nas axilas, virilhas e dedos dos pés é uma rotina importante. Ficar com roupas molhadas por muito tempo também pode causar o aparecimento dessa infecção. Evite também andar descalço em locais que sempre estão úmidos, como saunas e lava-pés de piscinas, por exemplo.

Sol, mar e prevenção

Entre um mergulho e outro é necessário ter cuidado para não acabar com água nos ouvidos. Mantenha o ouvido sempre seco e fique longe da otite. É comum que durante o verão os episódios de dor de ouvido após banhos de mar ou de piscina aumentem. Essas queixas geralmente estão relacionadas à otite externa, uma infecção na pele do canal do ouvido externo causada por bactérias presentes na água – ou que têm a água como meio propício para proliferação.

Os surtos de conjuntivite também costumam aparecer nesta época do ano. A infecção que afeta a conjuntiva, a membrana que recobre a parte branca do olho, é mais comumente causada por vírus, que circula pelo ar com mais facilidade devido às temperaturas mais altas e à umidade. Exposição prolongada ao sol, piscina, ar-condicionado, aglomerações de pessoas e poeira tornam a propagação e o contágio mais fáceis.

Olhos vermelhos, lacrimejantes, sensíveis à luz, pálpebras inchadas, secreção, coceira e sensação de areia nos olhos são alguns dos sintomas. “Basicamente, os cuidados para evitar a conjuntivite são os mesmo que para evitar o coronavírus: higienizar sempre as mãos, não levar as mãos sujas ao rosto e evitar aglomerações”, explica a infectologista Ana Carolina.

O verão é também a época do ano quando ocorre o maior pico da dengue. A estação que traz chuvas em várias regiões do país favorece o crescimento da circulação do mosquito Aedes aegypti e das doenças associadas a ele como dengue, zika e chikungunya.

Nesse caso os cuidados começam no quintal de casa, com a eliminação de possíveis criadouros para o mosquito, aqueles locais que podem acumular água parada. Vale reforçar que a eliminação de possíveis focos de mosquito numa residência é benéfica para toda a vizinhança do entorno da residência. Esses cuidados simples irão contribuir para uma temporada de férias mais tranquila e agradável.

Veja também

Coro Vox Victória

Coro Vox Victória se apresenta em Marechal Floriano e encerra temporada sobre consciência ambiental

Saúde Coletiva do Brasil

Profissionais do ICEPi apresentam trabalhos científicos no maior congresso de Saúde Coletiva do Brasil

takewondo

Sesport sedia Exame Estadual de faixa preta e dan de taekwondo

carreta de especialistas

Em nova rodada, carretas do Agora Tem Especialistas chegam a mais 15 municípios de 24 estados e o Distrito Federal

lula-conselhao-mc_abr_04122025-13

Lula disse a Trump que América Latina é zona de paz

julgamento-trama-golpista-mc_abr_11092025-8

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

carros - freepik

Como escolher carros usados de forma segura em Portugal

Divulgação

Amantes do vinil terão encontro especial em Pedra Azul, neste sábado (13)