Chuvas finas também ajudam a manter vazão alta no Braço Sul do Jucu
Publicado em 21/10/2019 às 11:24
Devido às chuvas finas que caíram neste fim de semana nas montanhas do Estado, o Rio Braço Sul do Jucu atinge em alguns trechos a mais de um metro de altura, com a vazão garantida para tratamento de água e aproveitamento para a usina que produz energia elétrica na divisa de Domingos Martins com a zona rural de Viana.
Na manhã desta segunda-feira (21), a previsão do Incaper é de apenas tempo nublado e nada de chuvas, como ocorreu desde a tarde de sábado (19) até a madrugada desta segunda-feira. Hoje, conforme o Incaper o tempo permanecerá nublado de manhã à tarde.
O comerciante aposentado, José Carlos, morador de Marechal Floriano, comenta que há mais de 70 anos reside nesta cidade tendo acompanhado de perto os períodos de pouca, média e muitas chuvas em toda a região. “Está chovendo pouco, entretanto é o necessário, porque está deixando a água do rio com até um metro de altura”.
O também aposentado, Ernani Nalesso, lembra das enchentes antigamente, principalmente a cheia de março de 1960, quando as águas invadiram literalmente a cidade devido a uma quantidade inigualável de chuvas. “Na última noite choveu bastante mas sem perigo algum de cheia, pelo contrário, água de sobra para tratamento”.