Chuvas deixam o Braço Sul do Rio Jucu em Marechal Floriano com o leito acima do normal
Publicado em 16/05/2020 às 10:19
As chuvas que caem sem trégua na Região Serrana do Espírito Santo estão provocando uma mudança gradativa no leito do Braço Sul do Rio Jucu com um acréscimo importante em sua vazão. O motivo são os altos índices pluviométricos registrados nas localidades de Victor Hugo, Santa Maria e Rio Fundo.
Essas localidades são cortadas pelo Braço Sul do Rio Jucu ou por outros mananciais que também nele deságuam. Com isso, os moradores e comerciante ribeirinhos torcem para que haja redução no índice e o leito do manancial retorne à sua absoluta naturalidade.
Para o servidor público Valter Littig, o rio não apresenta ainda sinais de perigo de invasões em quintais porque a água está corrente e ainda não oferece perigo de enchentes. “Mas nas localidades ribeirinhas as chuvas não deram trégua nessa noite e esse fato poderá determinar uma mudança no nível das águas”,
A comerciária, Valcinete Trarbach, afirma que as poucas vezes que acordou na noite de ontem (15) e madrugada de hoje (15) caía bastante chuva e pela manhã observou o leito bem formado do Braço Sul do Jucu. “O rio fica mais bonito, mas temos de ver o lado do perigo com prováveis enchentes, o que esperamos não ocorrer”.