Chuva fina e baixa temperatura em Marechal Floriano podem causar doença à cafeicultura e às hortaliças

Publicado em 18/07/2019 às 12:58

Compartilhe

Em toda a região serrana do Espírito Santo, as condições do intenso frio dos últimos dias, somadas á chuva fina e insistente, como ocorreu ontem e hoje pela madrugada e fim da manhã, poderão provocar doenças nos cafezais e até nas lavouras de folhosas e temperos verdes. 

Na cafeicultura a doença mais comum que pode surgir na região possui a denominação de ‘phoma’ e é bastante conhecida pelos cafeicultores das regiões mais frias das montanhas devido à umidade. As informações são do técnico do Incaper, Ubaldino Saraiva, de Marechal Floriano.

Segundo ele, a umidade e a queda da temperatura favorecem o surgimento do ataque do ‘phoma’, cujo efeito negativo na safra, ocorre devido a folhagem molhada, somado à friagem e assim compromete a produção cafeeira.

O técnico comentou que as mesmas chuvas de ontem e desta madrugada, somadas à baixa temperatura, que podem comprometer a safra, podem provocar também alguns tipos de doenças e a queda na produção de folhas comestíveis, temperos verdes e frutas.

“Os produtores de alface, couve, cebolinha, brócolis e outros alimentos dessa natureza devem ficar atentos e nos procurar caso os resultados negativos surjam nos seus cultivos”, disse o técnico Ubaldino Saraiva.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral