Chuva é reduzida e baixa o nível do Braço Sul do Rio Jucu
Publicado em 26/01/2020 às 13:41
Homens trabalhando na limpeza de alguns trechos de ruas onde as águas da enchente já tiveram os níveis reduzidos, árvores caídas sobre a linha férrea, muitos carros tirados das garagens em estacionamentos das ruas e agradecimentos pelo celebrante católico, durante a missa desta manhã de domingo (26), aos moradores que efetuaram doações para as famílias de outras cidades que sofreram com as destruições e até mortes em outros municípios.
Tudo isso aconteceu nessa manhã quando a situação do Braço Sul mostra tendência clara à esvaziar e trazer para ele as águas que ainda empossam as ruas de Marechal Floriano, bem como o gramado do campo de futebol do América – Estádio José Henrique Pereira – que ainda permanece submerso.
O secretário de Obras e Serviços Urbanos de Marechal Floriano, Antônio Malini, acompanha o serviço de limpeza de partes das vias públicas da sede realizado por uma equipe de braçais da municipalidade, e afirma que todo o município sofreu com as fortes chuvas que alagaram praticamente todos os distritos.
Em alguns locais, segundo Malini houve invasão das águas dos rios e córregos, como a própria sede, onde dezenas de famílias tiveram que abandonar as suas casas para evitar resultados piores. “Quem precisou se refugiar da grande quantidade de água agradeceu a Deus”, disse Malini.
Ele acrescenta que as estradas do interior de Marechal Floriano estão intrafegáveis devido a grande quantidade de lamaçais e ainda não se sabe como acontecerá a saída dos caminhões transportando produções rurais. “Estamos trabalhando para retornar a limpeza da cidade e assim, promover o retorno das famílias às suas casa”.
O técnico do INCAPER de Marechal Floriano, Ubaldino Saraiva, afirma que locais da zona rural, como Victor Hugo, onde a produção de hortaliças é avantajada, os prejuízos com as destruições dos canteiros cultivados são exagerados. “Há produtores nessa localidade que perderam os seus cultivos na totalidade e terão que retornar ao início dos trabalhos”.
Durante a celebração católica na manhã deste domingo, na Matriz de Sant’Ana, o padre Marcos Brito, agradeceu a colaboração dos moradores de Marechal Floriano ao efetuarem doações de alimentos, roupas, colchões e outros materiais necessários que foram destruídos durante as tempestades que ocasionaram cheias nos mananciais quando houve a invasão das águas nas residências.
“Amanhã levaremos para os moradores dos municípios que sofrem com as enchentes mais um caminhão e agradecemos aos nossos irmãos de Marechal Floriano pelo carinho e disponibilidade em ajudar ao próximo”, disse o padre Marcos Brito.