Chapeuzinho das Cadeiras de Rodas Vermelhas: estudante reescreve conto de forma inclusiva em Domingos Martins

Publicado em 07/07/2024 às 12:11

Compartilhe

chapeu-da-cadeira-de-rodas-vermelhas

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Você já imaginou se as histórias que você leu desde criança fossem mais inclusivas? E se os personagens refletissem a diversidade do mundo ao nosso redor? Essa é a proposta do projeto realizado durante a Semana da Inclusão na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ponto do Alto, em Domingos Martins. Alunos como Jordhyson da Silva Barbosa, 15 anos, que tem deficiência visual, estão reescrevendo contos clássicos de uma maneira única e inclusiva.

Inspirado pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de português, o aluno do 9º ano escolheu reescrever o conto da Chapeuzinho Vermelho, transformando-a em uma personagem com deficiência. Em sua versão, intitulada “Chapeuzinho das Cadeiras de Rodas Vermelhas”, ele oferece uma nova perspectiva à história clássica, destacando a inclusão e a diversidade de maneira criativa.

Para Jordhyson, ver a história apresentada no projeto foi uma experiência gratificante. “Gostei muito da história, ela é muito interessante e interativa. Aprendi a ter um pouco mais de respeito e empatia ao escrever sobre inclusão, e isso me motiva a continuar explorando esses temas em minhas criações”, comenta.

A professora Kismara P. Costa Grigio, coordenadora do projeto, destaca que o principal objetivo foi fortalecer a educação inclusiva na escola e promover o respeito à diversidade. Durante o projeto, os alunos participaram de reflexões sobre inclusão e da leitura do conto original, estimulando a criatividade dos estudantes.

Segundo a professora, a versão de Jordhyson da Chapeuzinho Vermelho não apenas se destacou pela criatividade, mas também pela forma como tratou naturalmente a aceitação das diferenças. “A história criada pelo aluno ajuda a abordar a aceitação das diferenças suavemente, ilustrando que mesmo nos contos de fadas, a diversidade é uma realidade natural”, destaca.

A Semana da Inclusão na EEEFM Ponto do Alto, em Domingos Martins, é um evento dedicado a promover a conscientização e a prática da inclusão no ambiente escolar. Durante essa semana especial, alunos e professores se engajaram em diversas atividades que visam não apenas celebrar a diversidade, mas também educar e sensibilizar toda a comunidade escolar sobre a importância de acolher e respeitar as diferenças.

Além da reescrita de contos, a escola planeja diversas outras iniciativas para promover a inclusão, como palestras, capacitação de professores e diálogos contínuos com as famílias. Essas atividades visam criar um ambiente escolar onde as diferenças são não apenas aceitas, mas também valorizadas e integradas ao cotidiano educacional.

Veja também

abelha -freepik

Durante a florada, Idaf reforça orientações sobre o uso correto de agrotóxicos

exportação- freepik

Governo cria comitê para coordenar resposta a tarifas impostas pelos EUA

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 10.28.20_450fb90d

Praça do Papa recebe feira que potencializa a agricultura familiar

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 07.52.38_1c202290

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil

politica-06-08-ft-Julio-Huber-Pedra-Azul-1024x683

Pesquisa da Setur vai identificar perfil do turista que visita Espírito Santo no Inverno 2025

_d6a8561

COP30: Brasil concede visto eletrônico gratuito a participantes credenciados

raf02773

Produtores brasileiros já sentem impactos da tarifa imposta pelos EUA

inteligencia artificial-freepik

Como reconhecer um texto criado por inteligência artificial