Cerimônia marca transferência acionária da Companhia de Gás do Espírito Santo

Publicado em 08/07/2023 às 11:12

Compartilhe

Cerimonia-marca-transferencia-acionaria-da-Companhia-de-Gas-do-Espirito-Santo

Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado do Espírito Santo e a Vibra Energia realizaram, na manhã desta sexta-feira (07), a cerimônia de transferência acionária da Companhia de Gás do Espírito Santo – ES Gás para o Grupo Energisa, vencedor do leilão para alienação da totalidade das ações da Companhia, ocorrido em março último. A solenidade aconteceu no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador do Estado, Renato Casagrande.

No Espírito Santo, a ES Gás é a concessionária responsável pela distribuição do gás natural canalizado e é regulada pelo órgão estadual ARSP (Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo). A ES Gás atua nos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo, de cogeração e climatização, totalizando mais de 75 mil unidades consumidoras.

A desestatização da empresa visa a melhoria da qualidade dos serviços de distribuição de gás natural nos municípios atendidos pela companhia, incremento do investimento em infraestrutura pela iniciativa privada e auxílio na recuperação fiscal do Estado. Foram leiloadas 493.691.410 ações ordinárias nominativas, sem valor nominal, e 142.474.400 ações preferenciais nominativas, sem valor nominal, de emissão da ES Gás, representativas de 100% do capital social.

“Quero agradecer a todos que participaram desse processo. Vender uma empresa é mais difícil do que montar. A caminhada para chegar até esse casamento com o Grupo Energisa teve muitas mãos. Vamos montar um grupo de trabalho para desenvolver o gás no Estado. Por meio da ARSP, vamos acompanhar todo o plano de serviço e investimento da empresa. A população sai ganhando, pois o valor que recebemos pela venda será investido em infraestrutura e também porque a intenção da empresa é crescer e ampliar a oferta de gás no Espírito Santo”, afirmou o governador.

O grupo empresarial já manifestou o interesse em acelerar o plano de investimentos da ES Gás para o ciclo de agosto de 2020 a julho de 2025, já aprovado pela agência reguladora estadual, que prevê aporte de R$ 160 milhões no período. O plano de aceleração, a ser executado a partir de janeiro de 2024, será detalhado nos próximos meses.

“A aptidão de crescimento do gás natural no mercado capixaba é extraordinária, com mercado potencial endereçável estimado em 11 vezes no segmento residencial, 5 vezes no comercial, 1,3 vezes no industrial e 5 vezes no veicular. Para viabilizar todo esse potencial, iremos aportar nossa expertise em transformações bem-sucedidas e em quase 120 anos de atuação no mercado de distribuição de energia. Atuaremos com maior ousadia para impulsionar o desenvolvimento do estado e trazer maior competitividade e economia aos clientes”, declarou o CEO do Grupo Energisa, Ricardo Botelho.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial