Centenas de canários e demais espécies de pássaros morrem na zona rural das montanhas do Estado

Publicado em 13/02/2019 às 12:10

Compartilhe

Morrem centenas de pássaros criados soltos nas florestas e imediações e nos sítios rurais, na região de Melgacinho, distante 25 quilômetros da sede de Domingos Martins e na região de São Bento de Urânia, zona rural de Alfredo Chaves. Os proprietários encontram os passarinhos diariamente mortos.

A maioria dos pássaros mortos são os canários da terra, sabiás, coleiras, gaturamos, bem-te-vis, melro, sanhaços, garrinchas e outras espécies, deixando algumas pessoas revoltadas com a situação, instalada nas regiões de Domingos Martins e Alfredo Chaves.

Centenas de canários e demais espécies de pássaros morrem na zona rural das montanhas do EstadoOs reclamantes atribuem a morte dos passarinhos ao uso, na agricultura, de determinados estercos nos cultivos das propriedades rurais. Enquanto a água, segundo eles, não causa problemas, pois é usada pelas aves comestíveis – frangos, patos e perus – criados nas propriedades, e que não morrem.

“Tenho desconfiança sobre os produtos utilizados na agricultura para evitar o pouso das moscas e outros insetos voadores nos cultivos”, disse um produtor de aguardente artesanal de Melgacinho, Marcos Chequer.

Ele ressalta que somente neste fim de semana morreram 37 canários e outros pássaros na sua propriedade, e por isso, buscará ajuda com as autoridades no setor, antes que os pássaros sejam definitivamente extintos na região”, afirmou Chequer, ressaltando que os pássaros fazem ninhos em sua casa.

Em São Bento de Urânia, zona rural de Alfredo Chaves, segundo o proprietário Alaércio Lourenção, a situação é semelhante. Ele ressalta que os pássaros são encontrados diariamente mortos em todos os locais da região. “Não sabemos mais o que fazer para acabar com essa situação, e para isso busquei apoio nos órgãos ambientais”, disse.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral