Centenas de canários e demais espécies de pássaros morrem na zona rural das montanhas do Estado

Publicado em 13/02/2019 às 12:10

Compartilhe

Morrem centenas de pássaros criados soltos nas florestas e imediações e nos sítios rurais, na região de Melgacinho, distante 25 quilômetros da sede de Domingos Martins e na região de São Bento de Urânia, zona rural de Alfredo Chaves. Os proprietários encontram os passarinhos diariamente mortos.

A maioria dos pássaros mortos são os canários da terra, sabiás, coleiras, gaturamos, bem-te-vis, melro, sanhaços, garrinchas e outras espécies, deixando algumas pessoas revoltadas com a situação, instalada nas regiões de Domingos Martins e Alfredo Chaves.

Centenas de canários e demais espécies de pássaros morrem na zona rural das montanhas do EstadoOs reclamantes atribuem a morte dos passarinhos ao uso, na agricultura, de determinados estercos nos cultivos das propriedades rurais. Enquanto a água, segundo eles, não causa problemas, pois é usada pelas aves comestíveis – frangos, patos e perus – criados nas propriedades, e que não morrem.

“Tenho desconfiança sobre os produtos utilizados na agricultura para evitar o pouso das moscas e outros insetos voadores nos cultivos”, disse um produtor de aguardente artesanal de Melgacinho, Marcos Chequer.

Ele ressalta que somente neste fim de semana morreram 37 canários e outros pássaros na sua propriedade, e por isso, buscará ajuda com as autoridades no setor, antes que os pássaros sejam definitivamente extintos na região”, afirmou Chequer, ressaltando que os pássaros fazem ninhos em sua casa.

Em São Bento de Urânia, zona rural de Alfredo Chaves, segundo o proprietário Alaércio Lourenção, a situação é semelhante. Ele ressalta que os pássaros são encontrados diariamente mortos em todos os locais da região. “Não sabemos mais o que fazer para acabar com essa situação, e para isso busquei apoio nos órgãos ambientais”, disse.

Veja também

WhatsApp Image 2025-06-13 at 09.30.51

Rodrigo Amarante, ex-integrante do Los Hermanos, se apresenta no Parque Cultural Casa do Governador

HQF_5135-1

Governo do Estado entrega veículos para impulsionar o turismo nos municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-06-16 at 20.49.55 (3)

De Domingos Martins para o mundo: aluna de escola pública defende doutorado no IMPA e conquista pós-doutorado internacional

54582423453_05bf0f84ea_k

Vitória sedia o I Simpósio de Arboviroses Tropicais Emergentes, promovido por Lacen/ES e Ufes

ExpoQueijo-Brasil-Divulgacao-1024x683

Queijos de 16 países e 18 estados brasileiros estarão reunidos em Minas Gerais

Symbols of Israel and Palestine divided by fencing.

Brasil mantém alerta contra viagens a Israel após novo conflito com Irã

capa

Domingo movimentado em Domingos Martins reuniu cultura, esporte e clima agradável de 15 °C

Captura de tela 2025-06-16 094900

Cardiopatia congênita: condição afeta cerca de 29 mil crianças anualmente no Brasil