Casos de dengue aumentam em 185% em Domingos Martins e prefeitura realiza mutirão de limpeza

Publicado em 02/02/2024 às 11:39

Compartilhe

geral-02-02-PMDM-capa-1

A Prefeitura de Domingos Martins, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Ambiental, está intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti nos primeiros dias de fevereiro. Mutirões de limpeza estão sendo realizados em regiões diferentes do município. O objetivo é eliminar os possíveis focos do mosquito que estão nas residências. As ações começaram ontem (1º), em Pedra Azul, e seguirão até a próxima terça-feira (06), sempre a partir das 8h, nas localidades indicadas.

O boletim epidemiológico divulgado no último dia (25), pela Secretaria de Saúde do Estado, apontou que o número de incidência de casos de dengue no município de Domingos Martins aumentou em 185% nas primeiras semanas do ano. O crescente número de casos indica uma alerta para o município, principalmente com o início do período das chuvas e das altas temperaturas, no qual o número de casos de dengue, chikungunya e zika tende a aumentar.

Em dezembro de 2023, o Ministério da Saúde emitiu um alerta de potencial epidemiológico da dengue no Espírito Santo para 2024. A Vigilância Ambiental Municipal informou que fez um levantamento do perfil dos locais em que se encontram focos de reprodução do mosquito e constatou que a maioria do acúmulo de lixo está em quintais domésticos, pneus velhos, garrafas e demais tipos de recipientes.

A gerência de Atenção Primária de Domingos Martins destacou a importância de abordar a prevenção da dengue e ressaltou que aproximadamente 75% dos criadouros do mosquito transmissor estão localizados em ambientes domiciliares. Segundo a gerência de Atenção Primária de Domingos Martins, recentemente houve a reintrodução de dois sorotipos da dengue, o tipo 3 e 4, os quais são mais graves e precisam de mais cuidados. Isso preocupa especialmente grupos vulneráveis como crianças, adolescentes e idosos.

A gerência de Atenção Primária de Domingos Martins também enfatizou também a necessidade de ampliar os esforços para além do setor da saúde. Segundo a gerência de Atenção Primária de Domingos Martins, o combate ao mosquito Aedes aegypti exige uma abordagem abrangente, envolvendo não apenas as autoridades de saúde, mas também a participação ativa da população.

A prefeitura informou que está convidando a população a recolher o lixo de suas casas, quintais e terrenos baldios, e colocar nas calçadas para a prefeitura recolher. No dia do mutirão, além de recolher o lixo, os funcionários estarão nos pontos de encontro para se reunir com a população e caminhar pela cidade procurando criadouros do mosquito.

Confira o cronograma

02/02 (Hoje)
Paraju: Na praça próximo ao Correios
Ponto Alto: Em frente ao CRAS

05/02 (Segunda-feira)
Sede: Praça Dr. Arthur Gerhardt
Vila: Em frente à Igreja Maranata

06/02 (Terça-feira)
Santa Isabel: Ponto de encontro na Praça

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação/PMDM

Veja também

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos

palácio Anchieta Natal

Governo do Estado inaugura ‘Natal nos Jardins do Palácio Anchieta’

coluna de arte cronica e poesia

A verdade nua e crua

assistencia social

Estado lança edital para repasse de recursos financeiros para entidades de Assistência Social

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial