Casagrande participa de encontro Pré-COP30 no Pantanal

Publicado em 30/09/2025 às 13:25

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-09-30 at 12.09.45

Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou nesta terça-feira (30) do evento “Pré-COP30 Oficial Bioma Pantanal”, em Campo Grande (MS). Organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Consórcio Brasil Verde e o Centro Brasil no Clima (CBC), o encontro reuniu governadores, representantes do Governo Federal, organismos internacionais, pesquisadores e lideranças locais para discutir a agenda climática e as contribuições dos estados à Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).

Presidente do Consórcio Brasil Verde, Casagrande destacou o papel dos entes federados na diplomacia climática e na implementação de ações de mitigação e adaptação. “Estamos organizando os eventos Pré-COP30 por bioma. Já fizemos o da Mata Atlântica, em Curitiba. Agora é a vez do Pantanal, e os demais serão contemplados em breve. Esses encontros são importantes para que a COP não fique restrita à Amazônia”, afirmou.

O governador ressaltou ainda as oportunidades do país com a economia verde. “Não podemos perder essa chance. Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que conhecem o Pantanal, podem liderar ações que conciliem proteção, preservação e atividade econômica. Queremos que a COP30 seja de implementação de ações efetivas”, disse.

Casagrande também defendeu a necessidade de planejamento para acesso a financiamentos. “É preciso ter projetos e programas eficientes. Vamos entregar o Plano de Adaptação às Mudanças Climáticas do Espírito Santo, que envolve os 78 municípios”, anunciou.

A programação contou, pela manhã, com painéis sobre protagonismo territorial e palestras de especialistas como o físico Paulo Artaxo, a ex-vice-presidente do IPCC, Thelma Krug, e a bióloga Mercedes Bustamante. À tarde, os debates se aprofundaram em temas como biodiversidade, governança multinível, financiamento climático e meios de implementação, com a participação de instituições como Embrapa Pantanal, BNDES, BID, SOS Pantanal e entidades do setor produtivo e turístico.

O evento será concluído com a apresentação da Carta do Pantanal, documento que reúne propostas consolidadas dos estados e municípios da região, a ser entregue à Presidência da COP30. Entre as autoridades presentes estavam o governador anfitrião, Eduardo Riedel; a secretária nacional de Mudança do Clima, Ana Toni; e o diretor-executivo do Consórcio Brasil Verde, Robson Monteiro.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro