Caravana do Agro Exportador destaca potencial de café e pescado em Alfenas (MG)
Publicado em 03/09/2025 às 10:58
Foto: Divulgação/ Mapa
Produtores de café e pescado do sul de Minas conheceram novas oportunidades de inserção no mercado internacional durante a 22ª edição da Caravana do Agro Exportador, realizada em Alfenas (MG).
A abertura reuniu representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Agricultura, da SEAGRI/MG, da Câmara de Vereadores de Alfenas e do Banco do Brasil.
No turno da manhã, o foco foi o café, com debates sobre a expansão das exportações e o potencial regional para cafés especiais. O painel contou com especialistas do Mapa, ApexBrasil, Banco do Brasil e SEAGRI/MG, além da participação virtual de adidos agrícolas brasileiros na China.
À tarde, a atenção se voltou para a piscicultura, atividade impulsionada pela Lagoa de Furnas. Foram abordados temas como regularização, organização da cadeia produtiva e protagonismo feminino. O MDIC apresentou online o programa Elas Exportam, enquanto representantes do Banco do Brasil e da OCB/OCEMG destacaram iniciativas de apoio ao setor. O encerramento trouxe o depoimento de uma piscicultora local.
O encontro reuniu cerca de 100 participantes, entre produtores, técnicos da Emater, IMA e Epamig, além de cooperativas e associações.
Caravanas em números
Desde o lançamento, no fim de 2024, a iniciativa já realizou 22 edições em diferentes estados. Até o fim de 2025, estão previstas mais 12 etapas em regiões estratégicas, como Distrito Federal, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Maranhão, Amazonas e Mato Grosso.
Alguns encontros tiveram destaque pelo público, como o Show Safra (MT), que reuniu 500 pessoas, e os Encontros que Conectam Mulheres (MG), com 460 participantes.
Os temas abordados refletem a diversidade do agro brasileiro, envolvendo genética bovina, melhoramento animal, grãos e pulses, frutas regionais, proteínas animais, bebidas e derivados. Em Alfenas, os destaques foram café e pescado, escolhidos pela relevância regional e potencial de exportação.
Rede de parceiros
As Caravanas contam com uma ampla rede de cooperação, incluindo entidades como ABCZ, Girolando, ASBIA, IBRAFE, IBRAC, OCEPAR e OCERGS, além do Mapa, MDIC, ApexBrasil, secretarias estaduais e municipais, bancos e cooperativas de crédito.
Com essa articulação, o projeto tem fortalecido a internacionalização de diferentes cadeias produtivas, dos cafés especiais mineiros às frutas amazônicas, passando por grãos, pescados e bebidas.
Fonte: Mapa