Caramujos invadem quintais de residências em um bairro de Marechal Floriano

Publicado em 08/04/2018 às 14:13

Compartilhe

Mais de 500 caramujos de tamanhos diversos foram capturados por moradores do Bairro Santa Rita, em Marechal Floriano, durante o período de 40 minutos na noite deste sábado (07). Os bichos aparecem nos quintais das casas onde residem famílias próximas do Córrego Batatal.

Os moradores já tomaram conhecimento de que os caramujos provocam doenças. Os que foram capturados estavam espalhados, além dos quintais, também em varandas e até em uma das portas. A captura dos caramujos aconteceu ontem nos quintais e residências de Marinete Hertel e Cleber Rodrigo Lemos, no Bairro Santa Rita.

Caramujos invadem quintais de residencias em um bairro de Marechal Floriano 3Os bichos venenosos em número aproximado de 500 foram apreendidos em locais diversos do quintal e imediatamente, por medida de segurança, foram colocados em recipientes plásticos para evitar fugas. Eles foram mortos com a utilização de sal, como sempre ocorre.

Marinete e Cleber afirmam que há cerca de um ano os bichos começaram a aparecer sempre no período da noite em vários locais dos quintais das suas casas, principalmente nos gramados e jardins ao lado das residências.“Estamos acabando com os gramados e o jardim para evitar que os caramujos tenham esconderijos”, disseram.

Caramujos invadem quintais de residencias em um bairro de Marechal Floriano 2Eles afirmam que fiscais da Vigilância Sanitária desta cidade já estiveram no local, mas há bastante tempo. “Necessitamos de ajuda porque já temos conhecimento de que este bicho é altamente venenoso… temos crianças em nossas famílias e não queremos o pior, precisamos de ajuda urgente”, disseram.

Marinete e Kleber afirmaram que foram aconselhados a aplicar venenos apropriados para matar os caramujos, contudo, eles afirmam que residem próximos das margens do Córrego Batatal, que deságua no Braço Sul do Rio Jucu. “Os venenos se misturaram nas águas do manancial que deságua no Jucu. Jamais tomaremos esta providência”, afirmam.

Veja também

WhatsApp-Image-2025-07-15-at-17.10.08-(1)

Foi lançada no Espírito Santo a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura pela Justiça Climática

0d7a1027

Setor agropecuário alerta para prejuízos com tarifa dos EUA e pede prorrogação da medida

0d7a1072

Alckmin discute com empresários impactos de tarifa dos EUA e busca acordo até agosto

TecnoAgro 2025 reúne inovação, tecnologia e sustentabilidade em Nova Venécia. Foto Henrique Fajoli - SEAG

Santa Maria de Jetibá sedia Feira Nater Coop e TecnoAgro 2025 a partir desta quinta (17)

abelha -freepik

Durante a florada, Idaf reforça orientações sobre o uso correto de agrotóxicos

exportação- freepik

Governo cria comitê para coordenar resposta a tarifas impostas pelos EUA

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 10.28.20_450fb90d

Praça do Papa recebe feira que potencializa a agricultura familiar

Imagem do WhatsApp de 2025-07-15 à(s) 07.52.38_1c202290

Espírito Madeira marca presença na ES Construção Brasil para destacar inovação e sinergia com a construção civil