Capixaba é aprovado em uma das melhores universidades de música do Mundo e busca ajuda para realizar sonho

Publicado em 03/07/2022 às 11:11

Compartilhe

Capixaba-e-aprovado-em-uma-das-melhores-universidades-de-musica-do-Mundo-e-busca-ajuda-para-realizar-sonho

A primeira tentativa aconteceu no ano passado, durante a pandemia. Anthony Altoé realizou a audição de forma on-line, toda voltada para teoria musical e em inglês, foi aprovado, porém não conseguiu bolsa para cursar canto em uma das melhores universidades de música do mundo, a Berklee College of Music, em Boston, nos Estados Unidos.

Sem condições financeiras para pagar o curso, o estudante optou por dedicar mais um ano aos estudos e realizar nova audição, visando conquistar algum abatimento no valor cobrado pela tão renomada instituição de ensino. E o resultado veio: Anthony foi aprovado e recebeu desconto de oito mil dólares, mas a anuidade do curso é de quase 50 mil dólares, o equivalente a R$ 250 mil, fora hospedagem e alimentação. Por isso ele resolveu criar uma campanha virtual.

“Os estudos lá são muito intensos, mas estudar nessa universidade, além de ser o sonho de todo músico, é uma oportunidade concedida a poucos! Para não perder essa chance e fazer valer toda minha dedicação, decidi criar a campanha virtual porque qualquer ajuda financeira pode fazer a diferença!”, explicou Anthony.

O jovem, que trabalha como especialista de performance de redes sociais para uma agência de publicidade de Vitória/ES, começou a dar aulas de canto visando juntar dinheiro para realizar o grande sonho. A graduação na Berklee tem duração de quatro anos e o início do curso está previsto para janeiro de 2023.

Quem quiser ajudar o capixaba a realizar o sonho de se especializar em uma das melhores universidades de música do mundo pode acessar o link https://benfeitoria.com/projeto/anthonynaberklee e doar qualquer quantia. “Vou retribuir de alguma forma às pessoas que me ajudarem! Mesmo que seja enviando um vídeo de agradecimento, eu cantando alguma música ou até mesmo uma Live, inclusive para as pessoas conhecerem meu trabalho. Toda ajuda será bem-vinda e serei imensamente grato aos que puderem contribuir de alguma forma”, declarou Anthony Altoé.

Ingressar na Berklee é como ganhar na loteria

A audição da Berklee College of Music, considerada por muitos a maior faculdade de música do mundo, é realizada toda em inglês, as argumentações são específicas de teoria musical e realizadas por uma banca de três examinadores.

A prova se divide em seis tópicos: peça de livre escolha; exercícios de percepção rítmica; capacidade para improvisação; leitura à primeira vista de linhas melódicas; improvisação sobre Blues maior e menor com e sem turnaround em qualquer tonalidade e livre (os examinadores também podem cobrar algo que não esteja no cronograma).

Professores da área explicam que ingressar na universidade americana é como ganhar na loteria. “A pessoa precisa ter um preparo muito grande porque o nível de exigência lá é muito alto. Tem que ter uma dedicação quase que exclusiva no preparo da voz e em outros conhecimentos como harmonia, teoria e leitura musical. O candidato tem que chegar na audição com esses conhecimentos bastante trabalhados, senão não é aprovado mesmo”, enfatizou Alza Alves, professora de canto, fonoaudióloga e preparadora vocal.

“A Berklee ainda é a referência maior como escola de música moderna em todo planeta. Eu estudei lá e sei muito bem como eles são exigentes. Passando nos testes dos requisitos básicos, lá dentro é feito um teste de avaliação para nivelamento. Não foi fácil, mas a Berklee mudou a minha vida! O Anthony vem se dedicando bastante e tenho certeza de que se sairá muito bem também!”, destacou Sérgio Benevenuto, professor de harmonia e arranjo musical e ex-diretor da Escola Rio Música.

A aprovação do jovem capixaba na universidade americana é considerada uma grande conquista também para o cenário cultural capixaba. “A conquista do Anthony é muito importante e significante para todos os músicos capixabas porque, além de ser o sonho da grande maioria, motiva outras pessoas a também buscarem o melhor na área musical. O que nós temos no Brasil de literatura para estudo da música popular vem da Berklee devido à sua importância, não é à toa que o vestibular lá é muito difícil”, destacou Dânil Júnio educador musical.

Além da capacidade técnica, a determinação do jovem capixaba também foi fator fundamental para a aprovação. “O Anthony quis muito e, mesmo cansado do trabalho, se dedicou bastante, preparou um repertório muito legal de música brasileira com a parte técnica e os fundamentos da música muito bem trabalhados. Estou muito feliz de ter cumprido com ele essa grandiosa missão! Tenho certeza de que pisando na maior faculdade de música popular do mundo, ele vai alcançar o que realmente quer e pode porque lá é o melhor lugar no mundo em relação às instituições que oferecem graduação na área musical”, celebrou o educador musical.

“O Anthony foi um presente que eu ganhei porque ele é um rapaz muito sério, muito dedicado e comprometido com o que se propôs a fazer. Ele sempre traz muitos questionamentos, o que faz o professor buscar se aprimorar cada vez mais. O empenho e a dedicação dele foram fundamentais para ser aprovado nessa universidade que é uma das melhores do mundo! Ele é muito capaz. Desejo a ele todo o sucesso! Inclusive a conquista dele também é a minha!”, comemorou Alza Alves, professora de canto, fonoaudióloga e preparadora vocal.

Paixão pela música

O jovem capixaba, de 25 anos de idade, é tão apaixonado pela música que decidiu trancar o curso de Engenharia Elétrica na Ufes para realizar o grande sonho de aprimorar as técnicas de canto na Berklee, considerada uma das faculdades de música mais conceituadas do mundo!

“Apesar de gostar muito da área da engenharia, eu não me vejo um engenheiro. Quero trabalhar com o que mais gosto e a música, além de me fazer bem, também é uma valiosa ferramenta de empoderamento social”, explicou Anthony.

Um dos grandes influenciadores de Anthony é o avô Vicente Santos Duarte, que mora em Venda Nova do Imigrante, interior do Espírito Santo. Apaixonado pela banda inglesa ‘The Beatles’, Santos Duarte, como é conhecido incentivou o neto a ouvir rock and roll desde pequeno. “Ficamos muito felizes com a aprovação do Anthony. É muito gratificante participar dessa conquista. Vamos fazer de tudo para que meu neto realize o grande sonho dele”, destacou Santos Duarte.

Berklee College of Music

Centro do cenário musical do planeta, a Berklee College of Music já formou grandes astros internacionais como Justin Timberlake, Steve Vai, John Mayer, John Petrucci e Chico Pinheiro.

A universidade também é reconhecida mundialmente por formar músicos capacitados em produzir canções para grandes obras cinematográficas, como os filmes da Disney, por exemplo.

Em 2016, o cantor brasileiro Milton Nascimento recebeu o título de doutor Honoris Causa em Música, pela faculdade Berklee College of Music, de Boston, a mesma que o jovem capixaba foi aprovado. Outros grandes nomes da música, como Gilberto Gil, Duke Ellington, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan, Quincy Jones (produtor do álbum “Thriller” de Michael Jackson) e o ex-beatle Ringo Star, também já conquistaram o doutorado pela Berklee.

Fonte: Rádio FMZ

Veja também

Estudantes-aprendem-a-utilizarem-cascas-de-frutas-e-legumes-em-Marechal-Floriano

Estudantes aprendem a utilizarem cascas de frutas e legumes em Marechal Floriano

Bairro-Alto-Marechal-ganhara-obras-de-reurbanizacao-nos-proximos-dias

Bairro Alto Marechal ganhará obras de reurbanização nos próximos dias

Onibus-do-Hemoes-fara-coleta-de-sangue-em-Afonso-Claudio

Ônibus do Hemoes fará coleta de sangue em Afonso Cláudio

Domingos-Martins-recebe-recursos-do-Governo-do-Estado-para-editais-na-area-cultural

Domingos Martins recebe recursos do Governo do Estado para editais na área cultural

Campanha-eleitoral-comeca-hoje-16-nas-ruas-do-pais

Campanha eleitoral começa hoje (16) nas ruas do país

Conselho-de-Assistencia-Social-fara-eleicao-de-novos-membros-em-Domingos-Martins

Conselho de Assistência Social fará eleição de novos membros em Domingos Martins

Semana-sera-de-frio-e-chuva-em-boa-parte-do-Brasil

Semana será de frio e chuva em boa parte do Brasil

Ministerio-da-Saude-ativa-Sala-de-Situacao-para-combate-do-sarampo-no-Pais

Ministério da Saúde ativa Sala de Situação para combate do sarampo no País