Campanha de vacinação contra a Febre Amarela é ampliada em Marechal Floriano

Publicado em 21/09/2024 às 09:50

Compartilhe

vacina

Texto: Bruno Caetano

A Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a vacinação contra a febre amarela toda quinta-feira, a partir das 8h, na Unidade de Saúde Cézar Vello Puppin, localizada no centro do município. A campanha visa reforçar a imunização da população local, especialmente nas faixas etárias mais vulneráveis.

A primeira dose da vacina é recomendada para crianças a partir dos 9 meses. Qualquer pessoa acima dessa faixa etária que ainda não tenha recebido a vacina também pode ser vacinada. O reforço da vacina é destinado a crianças de 4 anos, assegurando a continuidade da proteção.

A coordenadora técnica da atenção primária à saúde, Angélica Lavagnoli, destaca que todos devem se vacinar contra a febre amarela. “As campanhas feitas nas unidades de saúde são essenciais para garantir que a população tenha acesso às vacinas. Por isso, é uma oportunidade importante para a população proteger não apenas seus filhos, mas a si, caso ainda não tenha tomado”, afirma.

Angélica enfatiza que a falta de vacinação pode trazer de volta doenças graves, como a febre amarela. “A colaboração de todos é crucial para alcançarmos altas coberturas vacinais e, assim, asseguremos a saúde de toda a comunidade”, conclui.

A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos, principalmente do gênero Aedes. Os sintomas podem variar em intensidade e surgem geralmente entre três e seis dias após a picada do mosquito infectado. Segundo o Ministério de Saúde, entre 2014 e 2023 foram registrados 2.304 casos de febre amarela em humanos, sendo que 790 chegaram a óbitos no Brasil.

Inicialmente, a doença pode se manifestar com febre alta, que é um dos primeiros sinais e pode persistir por vários dias. A doença também pode apresentar calafrios, uma sensação de frio intenso acompanhada de tremores. Outros sintomas iniciais incluem dor de cabeça, geralmente intensa e persistente, dor no corpo, com dores musculares e nas articulações, além de náuseas e vômitos, que podem causar desconforto gastrointestinal.

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas