Campanha Campo Limpo recolhe toneladas de embalagens de agrotóxicos vazias em Marechal Floriano

Publicado em 02/02/2024 às 13:43

Compartilhe

agro-02-02-pmmf-capa

O Centro de Agronegócios, em Santa Maria, distrito de Marechal Floriano, sediou a 16ª edição da Campanha Campo Limpo. Cerca de 500 produtores rurais do município aderiram à campanha que visa facilitar a devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. Cerca de duas toneladas de materiais usados, equivalente a um caminhão-baú, foram entregues à Secretaria Municipal de Agricultura para serem descartadas de maneira apropriada.

O descarte correto desse tipo de embalagem é obrigatório conforme a legislação estadual dos agrotóxicos (Lei Estadual nº 5.760, de 02 de dezembro de 1998, alterada pela Lei Estadual nº 6.469, de 11 de dezembro de 2000). O resultado é a destinação correta; pois as embalagens são encaminhadas para um centro de recebimento e depois serão recolhidas por indústrias especializadas que irão processar e reciclá-las. Após esse procedimento, o material vira novamente embalagens para uso das indústrias.

O engenheiro agrônomo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Marechal Floriano, Cesar Abel Krohling, destacou o sucesso da campanha que há anos trabalha para reduzir os impactos ambientais na região. “Quem agradece é o meio ambiente (flora e fauna), incluindo as pessoas e os animais que não serão contaminados pelos resíduos destes produtos tóxicos”, afirmou César Abel.

A campanha foi realizada pelo Incaper, juntamente com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Marechal Floriano e as empresas Casa do Adubo e Ihara. A parceria com a empresa Ihara acontece desde 2012, com o projeto Cultivida, que tem o objetivo de orientar os produtores sobre o uso correto e seguro dos agrotóxicos, da importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tecnologia de aplicação, destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos e sobre a saúde dos trabalhadores.

No evento em Marechal Floriano, realizado na última semana, cada produtor rural recebeu um EPI ao entregarem as embalagens vazias. Nesta 16ª edição da campanha também ocorreu ações de exames de sangue específicos dos produtores, gratuitamente, como o da Acetil COA, que é um exame específico para trabalhadores que fazem aplicação de agrotóxicos.

Este trabalho foi realizado pela Secretaria de Saúde de Marechal Floriano. Com os resultados dos exames, os produtores serão consultados pelos médicos que atendem as Unidades de Saúde de cada localidade. Um café da manhã foi servido a todos que compareceram na ao Centro de Agronegócios.

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas