Câmara aprova pedido de prefeitura para comprar terrenos de R$ 200 mil

Publicado em 09/04/2020 às 12:26

Compartilhe

Em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19), uma solicitação do prefeito de Santa Maria de Jetibá, Hilário Roepke, junto à Câmara Municipal, para a aquisição de dois terrenos, nas localidades de Alto Recreio e Caramuru, no valor de aproximadamente R$ 200 mil, foi reprovada por vários moradores, pois os mesmos questionaram a real necessidade das compras e principalmente, a forma como esse processo foi aprovado. 

Para a aprovação, foi realizada uma sessão extraordinária, em regime de urgência, a pedido do prefeito, que ocorreu no dia 31 de março e teve a duração de cerca de 20 minutos para que o texto fosse aprovado, quase que por unanimidade.

Votaram a favor da compra dos terrenos os vereadores: Adair Lucht, Álvaro Roberto Goncalves, Jean Jaks Lauvers, Nelson Miertschink, Selene Hammer Jastrow, Valdevino Manske, Joel Ponath, Rogério Gums, Clóvis Braun, Arlindo Repke e Florentino Lauvers.

No total, foram 11 votos a favor e um contra. Apenas o vereador Hilário Boening votou desfavoravelmente. O Presidente da Câmara, Elmar Francisco Thom, não precisou votar, pois segundo o regimento interno, ele só o faria em caso de empate.

Os moradores

Alguns moradores, indignados com a atitude dos parlamentares, enviaram áudios questionando a ação, neste momento, quando segundo eles, não fosse o melhor para estas aquisições. Os leitores que enviaram os áudios pediram para a reportagem do Portal que não fossem identificados. Ouça os vídeos com os entrevistados abaixo:

Entrevistado 01:

 

Entrevistado 02:

 

Prefeitura diz que não deixou de cumprir com as suas obrigações

A Prefeitura, questionada a respeito das compras dos terrenos em meio à pandemia do coronavírus, disse através de nota que os recursos provenientes das indicações parlamentares já haviam sido firmados por contratos formalizados entre o município e o Ministério da Cidadania.

“A municipalidade em momento algum deixou de cumprir com suas obrigações com o cuidado da saúde da população ou de seus servidores, adotando medidas imediatas para combater possíveis efeitos de contaminação da população e efeitos danosos à economia do município”, afirma a nota.

Câmara seguiu o requerimento do Prefeito

Câmara aprova pedido de prefeitura para comprar terrenos de R 200 milA reportagem do Portal Montanhas Capixabas questionou a assessoria da Câmara sobre o porquê da sessão extraordinária. A assessoria respondeu da seguinte forma através de nota: “Conforme art. 16, § 3º, inciso I da Lei Orgânica Municipal, a convocação extraordinária da Câmara Municipal, far-se-á a requerimento do Prefeito, quando este entender necessário”, relata.

Através de nota também, a assessoria da Câmara, disse que os recursos para aquisição dos terrenos são de responsabilidade da municipalidade, porém, os recursos para a construção dos campos são provenientes de indicações parlamentares, portanto, recurso federal. “Como o Governo Federal não suspendeu os prazos dos contratos e convênios firmados com o município, as obrigações com o mesmo permaneceram”, reitera.

Veja também

cc4ad094-6cea-4ec1-91f1-242976fc626f

Em Vitória, secretários das Fazendas estaduais reafirmam defesa pela aprovação do PLP 108/2024 ainda em 2025

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas