Cadela Una encontra drogas em sua primeira missão nas montanhas capixabas
Publicado em 05/10/2023 às 14:16

Texto: Fabrízia Klippel / Fotos: Polícia Militar
Policiais militares da 6ª Cia Independente realizaram uma apreensão de drogas, nesta quarta-feira (04), na localidade de São Bento, no distrito de Aracê, em Domingos Martins, após mais uma ação incisiva contra o tráfico de drogas na região. Essa foi a primeira missão da cadela Una, que chegou à região no último dia 28 e que auxiliará a Polícia Militar em ações contra o tráfico de drogas em Domingos Martins e em Marechal Floriano.
Durante o patrulhamento nas ruas, foi avistada uma movimentação suspeita em um bar da região, onde haviam pessoas fumando cigarros, aparentemente de maconha. De imediato os policiais realizaram abordagem, submetendo todos à busca pessoal, com exceção de uma adolescente.
Com os homens, nada de ilícito foi encontrado, porém, sobre a mesa e bancos haviam restos de cigarro de maconha e uma bucha aberta com a mesma substância. Sobre a mesa também foi encontrada uma sacola envolvida por uma blusa pertencente a um dos envolvidos, contendo 40 pinos de cocaína e a quantia de R$ 602,00 em espécie, fracionados em notas diversas.

Neste momento foi acionado apoio da equipe K9, com o sargento Rodrigues e cabo Josinei, para auxílio nas buscas. O responsável pelo local, que também estava próximo à mesa, foi identificado. Ele é alvo de diversas denúncias sobre tráfico de entorpecentes no local. Tais denúncias, advindas de colaboradores da região, com a condição de anonimato, davam conta, inclusive, que o mesmo fora visto produzindo vídeos com arma de fogo em punho, do tipo pistola.
Ele foi indagado pelos policiais sobre a possibilidade de haver mais drogas dentro de sua residência, que é anexa ao bar, sendo a suspeita confirmada por ele. Sob sua autorização foi realizada uma busca com auxílio da cadela de faro Una e foram encontradas uma bucha de maconha, um pacote de embalagens de sacolé e munição calibre 380 intacta. Seus familiares não estavam em casa no momento do flagrante.
O outro homem que estava no local, próximo à mesa, foi identificado e também é alvo de diversas denúncias, dando conta de que ele seria o “aviãozinho” do tráfico na região.
Um terceiro abordado afirmou que havia fumado maconha e que era apenas usuário.
Durante a abordagem foi necessário uso de algemas e até spray de pimenta em um dos envolvidos, após princípio de resistência no momento em que foi dada voz de prisão. Haviam também no momento da ocorrência um senhor de 63 anos e uma menor, de 16 anos. Ambos foram liberados, a menor após presença de sua responsável. Os demais foram encaminhados à 11ª Delegacia Regional da Polícia Civil, em Venda Nova do Imigrante.
O comando da 6ª Cia Independente, que atende aos municípios de Marechal Floriano e Domingos Martins, ressalta a importância da colaboração dos cidadãos no trabalho da polícia de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181 ou 190. Não é necessário se identificar.
No site: https://disquedenuncia181.es.gov.br/ também é possível fazer denúncias anônimas, além de enviar fotos e vídeos para a polícia.