Polícia Militar forma 18 condutores de cães policiais

Publicado em 28/09/2023 às 08:53

Compartilhe

CAO-POLICIAL

A Polícia Militar do Espírito Santo formou, na manhã de ontem (26), 18 policiais para atuarem como condutor de cães policiais. O IV Curso de Condutor de Cães Policiais (CCCP) foi promovido pelo Batalhão de Ações com Cães (BAC). Durante o evento quatro cães foram entregues às unidades.

Os militares foram capacitados durante 120 horas de aulas teóricas e práticas sobre a atividade operacional com cães. O evento marcou mais um passo importante da Instituição na implementação e expansão das Patrulhas K9 nas unidades operacionais.

Na oportunidade da solenidade, que foi acompanhada por diversas autoridades civis e militares, a Polícia Militar fez a entrega de quatro novos cães policiais. A cadela May foi entregue ao Batalhão de Polícia de Trânsito BPTran. O cão Ajax irá compor a Patrulha K9 do 1º Batalhão. A cadela Una integrará a 6ª Companhia Independente, que é responsável por Domingos Martins e Marechal Floriano. Já o cão Musashi foi destinado a 16ª Companhia Independente.

Hoje a Polícia Militar conta com 26 Patrulhas K9 em atuação, as quais contribuem com o aumento do número de apreensões e ocorrências exitosas com a suplementação de cães. No ano de 2022, a atividade com cães na PMES retirou mais de 190 mil unidades e 277 quilos de entorpecentes e 117 armas de fogo das ruas, bem como a detenção de 518 indivíduos.

A utilização de cães farejadores em operações policiais tem sido altamente eficaz nas missões em que são empregados. No ano de 2018, a PMES deu início ao programa K9 com objetivo de introduzir a atividade com cães em suas unidades operacionais. Foram inicialmente constituídas 12 patrulhas nos batalhões e companhias independentes.

O comandante do BAC, tenente-coronel Alexandre Moreto da Silva, destacou que os profissionais buscam cada vez mais serem melhores para melhor servir a sociedade. “A especialização os tornam especiais. A sociedade agradece pelo empenho. Vocês foram desafiados e venceram”, salientou o comandante ao saudar os formandos.

O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, apontou a dinâmica da criminalidade e as particularidades da atividade policial, de maneira a enfatizar a promoção que a Instituição trem apresentado contra a criminalidade.

“Fazemos as adaptações necessárias, compra de armamentos, equipamentos e veículos, bem como a estruturação de nossas unidades para que a missão da Corporação possa ser cumprida. E entregar um policial treinado e bem capacitado faz parte dos esforços da PMES em prol da comunidade”, frisou o comandante-geral.

Fonte: PMES

Veja também

DP Marechal Floriano

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável em Marechal Floriano

10843

Conflito em Israel: Embaixada do Brasil inicia levantamento de brasileiros que desejam deixar o país

c930225e-0901-4cfe-9d14-f3fe934b3655

Chuvas no RS deixam três mortos, milhares de desalojados e desabrigados

24063

Fiscalização conjunta combate irregularidades na cadeia de exportação de grãos

apresentacao_totem-gov2-1

Governo do Estado vai implantar Totens de Segurança blindados e com inteligência artificial na Grande Vitória

{D6B40CA0-C2AC-DE8E-ED54-DB37BBB2C6ED}_600X800

Gastronomia, tradição e paisagens: descubra Alfredo Chaves na estação mais fria

WhatsApp Image 2025-06-19 at 12.29.19

PMES reforça segurança em todo o Estado durante o feriado prolongado de Corpus Christi

oplus_32

Fé, arte e tradição marcam Corpus Christi em Santa Isabel, em Domingos Martins