Buzinadas do trem na passagem de nível em Marechal Floriano desperta lembranças aos moradores
Publicado em 13/04/2018 às 13:30


As duas locomotivas que seguiram de Vitória na direção das estações e desvios de manobras do Sul do Estado, no início desta semana, retornaram nesta manhã arrastando nada menos que 23 vagões, que eram utilizados pela ferrovia, para transportar calcário e areia, além de outras utilidades.
As locomotivas seguiram vazias em direção à Vargem Alta, onde estavam estacionados os 23 vagões que foram rebocados pelas possantes máquinas ferroviárias em direção a Vitória. Os servidores da empresa responsável, afirmam que em quase todas as estações há vagões abandonados nos desvios de manobras e serão removidos para um depósito na Grande Vitória.
Este fato ocorre também em Marechal Floriano, onde há mais de 30 vagões abandonados desde o ano anterior. Os moradores de Marechal Floriano, que não viram as locomotivas seguirem na direção de Cachoeiro do Itapemirim, ouviram nesta manhã de sexta-feira (13), o som das buzinas dos trens.
A “buzinação” foi nos dois trechos onde há travessias de carros e pedestres nesta cidade, conhecidos tecnicamente pelos ferroviários como passagens de nível. “O som das buzinas das locomotivas quando passavam nesta manhã não atrapalharam em nada e sim trouxeram saudades”.
A afirmação é do ferroviário aposentado Antônio Boeno. Segundo ele, as atividades do trem jamais deveriam ter parado nessa região. “As necessidades de retorno existem para o nosso bem: as carretas de eucalipto acabam com o asfalto da BR-262 e o trem além da economia, não faz buraco em lugar algum”.
Para o também aposentado Moacyr Borgo, a volta dos trens nas montanhas do Espírito Santo, seria como nascer novamente, ser crianças e brincar perigosamente, pegando caronas nas escadinhas dos vagões de passageiros ou nos de carga, mas também, e por isso, receber puxões de orelha e tapas no bumbum da mamãe. Saudades…”, sorria Borgo.

Semana Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo terá conferência magna com Drauzio Varella

Jovem atleta de Domingos Martins busca apoio para representar o Brasil em campeonato internacional de Jiu-Jitsu na Itália
Veja também

Semana Estadual de Políticas sobre Drogas do Espírito Santo terá conferência magna com Drauzio Varella
