Buzinadas do trem atraem a atenção dos moradores de Marechal Floriano
Publicado em 06/07/2018 às 11:00


Em dias seguidos, duas composições férreas transportaram cerca de 30 vagões abertos, conhecidos por “pranchas” para transporte de madeira e fechados para cargas diversas, que estavam na estação de Paul, em Vila Velha, Grande Vitória, estacionadas em locais impróprios.
Os moradores daquela região reclamavam que as peças estavam sendo utilizadas para o tráfico e esconderijo de bandidos. A primeira composição seguiu para Cachoeiro do Itapemirim na última terça-feira e a outra na manhã de hoje (06) com duas locomotivas. Elas estacionaram ontem (05) nos trechos de manobra da ferrovia, ao lado da antiga estação, em Marechal Floriano.
Hoje pela manhã as locomotivas tiveram os motores acionados às 6 horas quando foram promovidos os engates mecânicos com os vagões. Por volta das 8 horas, vagarosamente no perímetro urbano de Marechal Floriano como sempre, as composições seguiram com destino a Cachoeiro do Itapemirim. Buzinadas fortes nas duas passagens de níveis foram dadas.
“Parece que vivemos este momento como nas décadas anteriores quando era normal a passagem dos trens e hoje quando o vemos seguir vagarosamente na linha, ao lado das ruas, a saudade nos toca”, disse o morador Jorge Andrade, ressaltando que o retorno dos trens seria fundamental para o crescimento turístico da região.
Para a moradora Luziana Caldas Silveira, já que é difícil o retorno dos trens de cargas, uma empresa particular poderia assumir a parte do turismo. “Seria uma oportunidade ímpar de as pessoas da Grande Vitória conheceram de trem este trajeto maravilhoso das montanhas do Espírito Santo”.