Brasileiros se isolam nos EUA por medo de deportação

Publicado em 03/02/2025 às 13:45

Compartilhe

45_donald_trump the whinte house

Foto: White House

Desde a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos, muitos brasileiros que vivem no país têm se sentido ameaçados e optado por se esconder, temendo a deportação.

Alguns chegaram a abandonar o trabalho, deixar de frequentar igrejas e até evitar sair às ruas por receio de serem abordados pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), conforme reportado pelo Brazilian Press.

Processos de deportação

Um documento intitulado Non-citizens on the ICE Non-Detained Docket with Final Orders of Removal by Country of Citizenship, elaborado pelo US Immigration and Customs Enforcement (ICE) em parceria com o Removal Operations, detalha os processos de deportação no país.

Segundo o relatório, cerca de 3,7 mil brasileiros enfrentam processos de remoção nos Estados Unidos, um número pequeno dentro do total de 1,4 milhão de imigrantes listados para deportação.

Desde que assumiu a presidência, Trump tem reforçado a fiscalização contra imigrantes em situação irregular e implementado medidas mais rígidas, incluindo propostas para restringir a cidadania de filhos de imigrantes ilegais nascidos em solo americano.

Isolamento e medo

O impacto dessas políticas tem sido sentido diretamente na comunidade brasileira. De acordo com o The Punch Newspaper, muitos evitam sair de casa por medo de serem presos.

Um brasileiro residente na Flórida relatou ao jornal que, após a intensificação das deportações, alguns imigrantes deixaram de ir ao trabalho, já que agentes do ICE podem realizar batidas em locais de emprego a qualquer momento. Ele, que trabalhava em uma fábrica com muitos compatriotas, disse que vários colegas também abandonaram seus postos.

O medo se estende a outros espaços públicos. “Não vou mais à igreja porque existe o risco de ser preso lá. Por enquanto, o único lugar seguro é dentro de casa”, afirmou.

Prioridades de deportação

Embora brasileiros estejam entre os imigrantes indocumentados, eles não são o principal alvo das deportações do governo Trump. O relatório indica que a maior preocupação do governo são cidadãos do México e de El Salvador, que somam, respectivamente, 252.044 e 203.822 processos de deportação em andamento.

Ainda assim, o receio persiste. Um brasileiro que vive em Ohio relatou ao Punch que qualquer imigrante irregular pode ser preso a qualquer momento. “A verdade é que a guerra de Trump contra os imigrantes ilegais limitou nossos movimentos. Agora, todos pensam duas vezes antes de sair de casa, como um rato que avalia a presença do gato antes de se arriscar.”

Veja também

carreta da saude

Carretas de saúde do Agora Tem Especialistas já levaram atendimento especializado para 100 municípios de todo o Brasil

viva mais brasil

Saúde lança Viva Mais Brasil com R$ 340 mi para a promoção da saúde

28 jacutingas inma

Instituto Nacional da Mata Atlântica registra 28 jacutingas nascidas em cativeiro e prepara reintrodução da espécie

Man by the bus. Guy with mobile phone.

Dados do transporte terrestre indicam mudanças no fluxo de passageiros no Espírito Santo

drogas prontas para venda em mf

Dois homens são presos com drogas prontas para venda em Marechal Floriano

projeto rio doce

Ufes lidera projeto federal para recuperar solos e reabilitar a bacia do Rio Doce

nova espécie de cipó em ST

Cientistas descobrem nova espécie de cipó na Mata Atlântica de Santa Teresa (ES)

comitiva mouraes no estradao

Comitiva Muares no Estradão chega a Ibatiba neste fim de semana