Brasil ultrapassa as mil mortes por dengue em 2024

Publicado em 05/03/2024 às 11:48

Compartilhe

Mosquito macro photography

Foto: Freepik

O Brasil rompeu a barreira das mil mortes por dengue nesta semana. Quem aponta é o Painel de Monitoramento das Arboviroses mantido pelo Ministério da Saúde. O país está atualmente com 278 óbitos confirmados pela dengue e outros 744 em fase de investigação, ou seja, aguardando o resultado final. Os números são referentes as nove primeiras semanas do ano.

O Ministério da Saúde utiliza como critério a semana epidemiológica, mesmo formato utilizado para apresentar dados no auge da pandemia da Covid-19. Na parte geral do painel, o país ainda aparece com 909 mortes, mas considerando apenas as oito primeiras semanas epidemiológicas. Na parte debaixo do mesmo painel, a nona semana, que terminou no último domingo (3), já é considerada com os dados atualizados e que mostram que a barreira das mil mortes já foi rompida.

Na última semana, o número de mortes cresceu 12%. Isso porque o índice saiu de 909 para 1022 mortes, o que mostra que a doença permanece em alta no país. O Ministério da Saúde ainda não atualizou o painel com a semana 9 quando o assunto é casos. Após o número ter crescido em todas as semanas epidemiológicas, na oitava houve uma queda significativa. Entre os dias 19 e 23 de fevereiro foram registrados 127.501 casos da doença, na anterior o número havia sido de 200.257 casos prováveis. A queda foi de 36%.

O estado com mais casos registrados até o momento é Minas Gerais, que conta com 407.977, quase o dobro do número de São Paulo, que tem 217.633 casos. Já o coeficiente de incidência, que considera o total de casos prováveis com o número total de habitantes, a liderança continua com o Distrito Federal, que tem 3647,7 de coeficiente e é seguido por Minas Gerais, com 1765,6.

Embora os avanço dos casos esteja perdendo a força, o Ministério da Saúde segue investindo para tentar conter as mortes, que continuam crescendo. No último sábado foi realizado o Dia D, na busca pela conscientização e pela limpeza das cidades a fim de tirar os focos do mosquito transmissor da dengue. Ao mesmo diversos municípios e estados estão decretando emergência em saúde para enfrentar a situação.

Até o momento, no entanto, o ministério da Saúde não conseguiu vacina suficiente para parcela significativa da população e mesmo quem recebeu não está sendo vacinado. Levantamento mostra que apenas 11% das vacinas distribuídas foram aplicadas na população, número considerado muito inferior ao necessário para ajudar a conter a epidemia da doença.

Fonte: Portal IG

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral