Brasil recebe 2,5 mil unidades de antídoto contra intoxicação por metanol

Publicado em 10/10/2025 às 09:51

Compartilhe

vacinas -freepik

Foto: Freepik

O Governo Federal recebeu, nesta quinta-feira (9), um lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, destinado ao tratamento de intoxicações por metanol, associadas ao consumo de bebidas adulteradas. O medicamento reforça o estoque estratégico do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição de 1,5 mil unidades, priorizando São Paulo — estado com maior número de casos e que receberá 288 ampolas. Na sexta-feira (10), outros estados com ocorrências suspeitas também serão contemplados: Pernambuco (68), Paraná (84), Rio de Janeiro (120), Rio Grande do Sul (80), Mato Grosso do Sul (20), Piauí (24), Espírito Santo (28), Goiás (52), Acre (16), Paraíba (28) e Rondônia (16). O restante do medicamento seguirá para as demais unidades da federação, enquanto mil ampolas permanecerão no estoque estratégico do Ministério.

A compra do fomepizol, inédita no país, foi feita junto à subsidiária de uma empresa japonesa, apenas oito dias após o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acionar o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Devido à baixa produção mundial, o medicamento é considerado raro.

“Nós já temos o etanol disponível em todas as unidades da federação. O fomepizol é uma segunda opção, adquirida via Opas com apoio da Anvisa. Apesar de notificações em 12 estados, todo o país terá acesso tanto ao etanol quanto ao fomepizol”, afirmou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Mariângela Simão.

Os estados poderão solicitar novas remessas conforme a necessidade. O número de ampolas foi definido com base na população de cada unidade federativa, segundo o último Censo do IBGE, garantindo distribuição equitativa e resposta rápida às emergências toxicológicas.

Medicamento eficaz e seguro
O fomepizol é uma alternativa ao tratamento já realizado com etanol farmacêutico. Ele bloqueia a conversão do metanol em ácido fórmico, prevenindo a acidose metabólica. Sua produção é limitada mundialmente devido à baixa demanda e ao alto custo.

Para viabilizar a oferta no SUS, o Ministério da Saúde contatou fabricantes internacionais e, com apoio da Anvisa, identificou a fornecedora japonesa. “A Anvisa publicou um edital para localizar produtores. Em tempo recorde, com apoio da Opas, conseguimos importar o medicamento”, destacou o órgão.

Etanol também disponível no SUS
O etanol farmacêutico pode ser usado já na suspeita de intoxicação, mediante prescrição e acompanhamento médico. O Ministério da Saúde também receberá doação da empresa brasileira Cristália, de 12 mil ampolas do produto, que se somam às 4,3 mil já distribuídas a hospitais universitários federais em parceria com a Ebserh.

Até a manhã de quinta-feira (9), haviam sido distribuídas 1.485 unidades do antídoto, conforme demanda dos estados. Dez unidades da federação e o Distrito Federal já receberam etanol: Alagoas, Rio Grande do Sul, Goiás, Paraná, Acre, Ceará, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco.

Situação dos casos no país
Até 8 de outubro, o Brasil havia registrado 259 notificações de intoxicação por metanol. Desses, 24 foram confirmados e 235 seguem em investigação. Há confirmações em três estados: São Paulo (20 casos), Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1).

Entre os casos sob análise, São Paulo concentra a maioria (181). Os demais se distribuem entre Pernambuco (24), Paraná (5), Rio de Janeiro (5), Rio Grande do Sul (4), Mato Grosso do Sul (4), Piauí (4), Espírito Santo (3), Goiás (2), Acre (1), Paraíba (1) e Rondônia (1).

Foram confirmados cinco óbitos em São Paulo. Outros 11 ainda estão em investigação — sendo um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo e um na Paraíba.

Fonte: Agência Gov | Via Secom/PR

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo