Brasil mantém alerta contra viagens a Israel após novo conflito com Irã

Publicado em 17/06/2025 às 08:18

Compartilhe

Symbols of Israel and Palestine divided by fencing.

Foto: Freepik

O Ministério das Relações Exteriores reiterou, nesta segunda-feira (16), o alerta consular em vigor desde outubro de 2023, que desaconselha viagens não essenciais de brasileiros a Israel. A recomendação foi emitida pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv logo após os ataques do grupo Hamas ao território israelense, que resultaram na morte e no sequestro de civis, incluindo estrangeiros. Na época, o órgão também orientou que os brasileiros deixassem o país.

Desde o início do conflito, a reação militar israelense, liderada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, devastou a Faixa de Gaza — antes controlada pelo Hamas —, resultando na morte de milhares de civis, entre eles mulheres e crianças. Nas primeiras semanas, cerca de 1.413 brasileiros e seus familiares conseguiram deixar Israel com apoio do governo federal.

Apesar do alerta vigente, dois grupos de gestores públicos municipais e estaduais desembarcaram recentemente em Israel para participar de uma feira de tecnologia e segurança, a convite do governo local. Segundo o Itamaraty, a viagem ocorreu “a despeito” da recomendação consular.

Na última sexta-feira (13), os grupos foram surpreendidos por uma escalada no conflito, quando Israel bombardeou alvos no Irã sob a justificativa de impedir o desenvolvimento de armas nucleares. A resposta iraniana veio no mesmo dia, com mísseis balísticos atingindo cidades como Tel Aviv e Jerusalém.

O ataque levou à suspensão das operações no Aeroporto Internacional de Tel Aviv, deixando os brasileiros retidos no país. “Com o início dos ataques de Israel ao Irã e o consequente fechamento do espaço aéreo israelense, os dois grupos de autoridades brasileiras convidadas aguardam providências para seu retorno ao Brasil”, informou o Itamaraty em nota.

Um dos grupos conseguiu cruzar a fronteira em direção à Jordânia, de onde seguirá para a Arábia Saudita antes de embarcar em voo privado rumo ao Brasil. Entre os integrantes dessa comitiva estão:

  • Álvaro Damião, prefeito de Belo Horizonte (MG);
  • Márcio Lobato, secretário de Segurança Pública de Belo Horizonte;
  • Welberth Porto, prefeito de Macaé (RJ);
  • Johnny Maycon, prefeito de Nova Friburgo (RJ);
  • Cícero de Lucena, prefeito de João Pessoa (PB);
  • Janete Aparecida, vice-prefeita de Divinópolis (MG);
  • Flávio Guimarães, vereador do Rio de Janeiro (RJ);
  • Gilson Chagas, secretário de Segurança Pública de Niterói (RJ);
  • Francisco Vagner, secretário de Planejamento de Natal (RN);
  • Davi de Matos, chefe do Civitas — Centro de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Segurança Pública do RJ.

Outras 27 autoridades brasileiras permanecem em Israel. De acordo com o Itamaraty, o governo israelense propôs uma operação terrestre semelhante para evacuar os demais brasileiros até a Jordânia nos próximos dias, de onde poderão embarcar em voos comerciais.

“O governo brasileiro acompanha com atenção a situação de seus nacionais em Israel, incluindo turistas, binacionais e autoridades que participavam de missão oficial a convite do governo israelense”, destacou o ministério.

Fonte: Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil

Veja também

medicina na ufes de sao matheus

Governador participa do lançamento da instalação de Curso de Medicina na Ufes em São Mateus

portrait-women-women-s-day

Julho das Pretas celebra protagonismo das mulheres negras em todo o Espírito Santo

Transcapixaba Hike and Fly

Transcapixaba Hike and Fly encerra travessia pelo sul do Estado com recorde de atletas

tank against the background of dollars. Concept of war.

Guerra tarifária é vista como negativa pelos pequenos negócios

woman-stretching-nature

Encontre seu ritmo: o poder do autocuidado e da atividade física

clube capixaba de handebol feminino

Clube Capixaba representa o Espírito Santo no Brasileiro de Handebol Feminino

estudantes capixabas no camping escolar paralimpico

Estudantes capixabas participam da 2ª fase do Camping Escolar Paralímpico em São Paulo

vacinação nas escolas

Brasil avança na vacinação de crianças e adolescentes com 1 milhão de doses aplicadas nas escolas