Brasil manifesta indignação aos EUA por tarifa de 50% sobre produtos nacionais
Publicado em 17/07/2025 às 09:31

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O governo brasileiro enviou uma carta ao governo dos Estados Unidos expressando “indignação” diante da decisão americana de impor uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados ao país a partir de 1º de agosto.
O documento, assinado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, foi endereçado ao secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e ao representante de Comércio, Jamieson Greer.
Na carta, datada após o anúncio feito em 9 de julho, o Brasil alerta que a medida terá impactos “muito negativos” em setores estratégicos das duas economias e pode comprometer a parceria histórica entre os países. O comércio bilateral, ressalta o documento, tem sido um dos pilares da cooperação entre as duas maiores economias das Américas.
O governo brasileiro reafirma seu compromisso com o diálogo e a busca pelo fortalecimento das relações comerciais, mesmo acumulando déficits expressivos nas trocas com os Estados Unidos. Segundo dados oficiais americanos, o Brasil registra, nos últimos 15 anos, um déficit de aproximadamente US$ 410 bilhões em bens e serviços.
A carta ainda menciona uma minuta confidencial enviada em 16 de maio de 2025, na qual o Brasil propôs áreas de negociação para avançar nas tratativas comerciais. O país aguarda resposta dos Estados Unidos e reforça a disposição de manter o diálogo e buscar uma solução consensual para a crise tarifária.
Fonte: Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil